Nogueira, Eliete JussaraBoff, Márcia de Souza SimãoBoff, Márcia de Souza Simão2023-05-092023-05-092014https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/659No mundo contemporâneo nos confrontamos com uma avalanche de imagens que nos contam do mundo, da vida e da banalidade do cotidiano. Com a popularização dos aparelhos celulares, câmeras e aplicativos de compartilhamento de imagens que os avanços tecnológicos incorporaram a estes aparelhos, vive-se uma disseminação imagética. Fotografa-se tudo e todos. Nas escolas o acontecimento infantil é capturado e esta prática foi uma das interrogações deste estudo: o que mora nestes gestos habituais de fotografar na escola? O indizível apresenta-se no acontecimento fotográfico provocando estranhamentos, o aporte foucaultiano foi utilizado no diálogo com estes estranhamentos, suporte para a observação das narrativas sobre a infância que compõem o ambiente escolar e permeiam as imagens da educação infantil. Fotos de escolas de educação infantil da cidade de Sorocaba foi o campo de investigação das subjetividades presentes no cotidiano escolar e revelaram subjetividades que este estudo discute enfocando dois temas: gênero e consumo e disciplinamento no espaço da educação infantil. Este estudo observou os estereótipos que se instalam em relações de poder e saber no universo educativo, ainda presentes nos papéis masculinos e femininos, assim como questões de consumo no ambiente escolar; observaram-se os limites de portas e cercas, apresentando um disciplinamento dos corpos. Essa dissertação propõe olhar o cotidiano da escola por meio de fotografias, intermediando a imagem com as histórias desse cotidiano da educação infantil, e ao analisar, refletir.In today's world we are faced with an avalanche of images that tell us the world, life and the banality of the everyday. With the popularity of cell phones, cameras and image sharing applications that technological advances incorporated in these devices, one lives up imagery dissemination. Shooting everything and everyone. In schools the children events are captured and this practice was one of the questions of this study: what is there in these habitual gestures of photograph at school. The unspeakable presents the photographic event causing estrangements, Foucault's contribution was used in dialogue with these estrangements, support for the observation of the narratives of childhood that makes up the school environment and permeate the images of early childhood education. Photos of preschools in the city of Sorocaba were the research field of subjectivities in everyday school life and subjectivities revealed that this study discusses focusing on two themes: gender and consumption in disciplining the space of child education. This study looked at the stereotypes that settle on power relationships and knowledge in the educational universe, still present in male and female roles, as well as consumer issues are present in the school environment, which observed the limits of doors and fences, with one disciplining of bodies. This thesis proposes that we should look at the daily life of the school through photographs, composing the image with the stories that everyday early childhood education, and to analyze, reinvent.Educação de criançasFotografia na educaçãoCriançasAmbiente escolarA infância capturada em fotos: imagens do cotidiano da educação infantilDissertação