Carmo, Jefferson Carriello doCovos, Jacqueline SardelaCovos, Jacqueline Sardela2023-05-092023-05-092021https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1091Esta pesquisa cujo tema é o “processo de formação profissional no curso de enfermagem: uma visão emancipadora”, busca investigar como ocorre o processo de formação profissional no curso de enfermagem e como este procedimento formativo de enfermagem, em sua forma de ensino promove a emancipação deste profissional. vincula-se a linha de pesquisa história e historiografia da educação e ao grupo de estudo instituição escolar: história, trabalho, e políticas de educação profissional. O objetivo geral da pesquisa foi descrever o processo de formação profissional do curso de enfermagem, e a contribuição desta para promover a emancipação no trabalho destes profissionais de enfermagem. Os objetivos específicos, foram: a) demonstrar historicamente por meio das DCN do curso de enfermagem o processo e percurso de formação deste profissional; b) identificar o que se espera desse profissional, por meio da DCN do curso, para o estabelecimento do processo emancipatório deste profissional; c) analisar o papel deste profissional no contexto da educação em saúde. As perguntas que nortearam esta pesquisa, foram: Como ocorre a formação escolar de enfermagem, e de que maneira essa formação contribui para a emancipação no seu trabalho? A hipótese sugere que a formação em enfermagem, objetiva formar profissionais com inúmeros conhecimentos, como: atenção à saúde, administração, gerenciamento, tomada de decisões, além destes, pontua-se uma formação generalista, critica, reflexiva e humanística. Nestes é importante um aprendizado com princípios emancipatórios, ou seja, uma formação emancipadora promove conhecimentos necessários para o exercício por competências e habilidades mais humanizadas. O procedimento metodológico foi desenvolvido através da pesquisa bibliográfica e outras fontes como documentos, com uma abordagem de cunho teórico analítico. Os resultados permitem afirmar que as DCNENF foram instituídas para melhorar o ensino e garantir melhor qualidade a saúde da população. Sendo que a pesquisa se inicia por uma breve história, desenvolvimento e reconhecimento desta área como uma profissão, período nomeado como fase moderna. Esta fase busca garantir uma assistência e um cuidado mais especializado, e para que realmente este cuidado fosse estabelecido houve a criação da primeira escola no Brasil, conhecida como “Escola profissional de enfermeiros e enfermeiras”. Posteriormente, novas escolas foram surgindo, havendo a necessidade de estabelecer um caminho na formação destes profissionais, ou seja, neste momento a determinação do planejamento curricular, do sistema de ensino e o estabelecimento do currículo mínimo foram determinadas pela DCN ENF- Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Enfermagem, as quais foram estabelecidas com base nos princípios do SUS. Serão abordadas as temáticas da emancipação no trabalho, e a educação em saúde, ambas importantes de serem trabalhadas no processo de formação deste profissional.This research, whose theme is the "Process of Professional Training in the Nursing Course: an emancipatory vision", seeks to investigate how the Process of Professional Training in the Nursing Course occurs and how this training process in nursing, in its form of teaching, promotes emancipation of this professional. It is linked to the History and Historiography of Education Research line and to the Study Group School Institution: History, Work, and Professional Education Policies. The general objective of the research was to describe the process of professional training in the nursing course, and its contribution to the promotion and emancipation in the work of nursing professionals. The specific objectives were: a) to demonstrate historically through the DCN of the nursing course the process and training path of this professional;b) identify what is expected of this professional, through the course's DCN, for the establishment of this professional's emancipatory process; c) to analyze the role of this professional in the context of health education. The questions that guided this research were: How does nursing school education take place, and how does this training contribute to emancipation in your work? The hypothesis suggests that the training in nursing, aims to train professionals with innumerable knowledge, such as: health care, administration, management, decision making, in addition to these, a generalist, critical, reflective and humanistic. Training is punctuated. learning with emancipatory principles, that is, an emancipatory formation promotes knowledge necessary for the exercise by more humanized skills and abilities. The methodological procedure was developed through bibliographic and documentary research, with an analytical theoretical approach. The results allow us to affirm that the DCNENF were instituted to improve education and guarantee better quality to the population's health. The research starts with a brief history, development and recognition of this area as a profession, a period named as the modern phase. This phase seeks to guarantee more specialized assistance and care, and in order for this care to be truly established, the first school in Brazil was created, known as the “Professional school for nurses”. Subsequently, new schools emerged, with the need to establish a path in the training of these professionals, that is, at this time the determination of the curriculum planning, the education system and the establishment of the minimum curriculum were determined by the DCN ENF- National Curriculum Guidelines of the undergraduate nursing course, which were established based on SUS principles. The themes of emancipation at work and health education will be addressed, both important to be worked on in the training process of this professional.EnfermagemEnfermagem - Estudo e ensino (Superior)Enfermagem - BrasilEnfermeiros - FormaçãoEnsino superiorO processo de formação profissional no curso de enfermagem: uma visão emancipadoraDissertação