Killian, Mário SérgioOliveira, Osvaldo Lima deOliveira, Osvaldo Lima deSilva, Wesley SantosSilva, Wesley Santos2024-05-062024-05-062023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1427https://doi.org/10.22482/dspace/195A expansão desordenada das cidades, muitas vezes relacionada ao crescimento populacional e a falta de planejamento, tem aumentado o tráfego urbano de forma exponencial. Devido a isso, o tráfego de grandes cidades tem sido motivo de cuidado especial. A escolha do transporte individual é fator predominante para o congestionamento, grandes emissões de gases poluentes na atmosfera e consequentemente na qualidade de vida da população. A escolha por esse método de transporte pode ser explicada pela ineficiência do modelo público ou da precariedade dos transportes utilizados. O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em várias cidades brasileiras, atrelado às linhas que garantam o fluxo e acessibilidade das pessoas, é um dos modos adequado para a mobilidade urbana, uma vez que menor quantidade de gases poluentes é emitida para a atmosfera e número de automóveis individuais reduzidos. Diante das condições, tanto de trânsito quanto da qualidade no transporte coletivo, utilizados hoje em Sorocaba e da rápida expansão industrial, constatou-se a necessidade de meios de transporte mais eficientes para atender as condições e estilo de vida rápido levado pela população e, para tanto, utilizar a já existente malha férrea, bem como a criação de novos traçados para a melhoria da mobilidade urbana e qualidade de vida dos habitantes. Propõe-se, portanto, analisar os possíveis impactos, tanto no viés da mobilidade quanto no ambiental e econômico, comparando condições atuais e futuras de Sorocaba às cidades que implantaram o VLT no seu sistema de tráfego coletivo. Constata-se que um modelo híbrido de mobilidade urbana, integrando o VLT aos modais já existentes na cidade de Sorocaba, trará um melhor escoamento do tráfego urbano, viabilidade econômica e qualidade de vida.The disorderly expansion of cities, often related to population growth and lack of planning, has increased urban traffic exponentially. Due to this, traffic in large cities has been the subject of special care. The choice of individual transport is a predominant factor for congestion, large emissions of polluting gases into the atmosphere and consequently the quality of life of the population. The choice for this method of transport can be explained by the inefficiency of the public model or the precariousness of the transport used. The Light Rail Vehicle (VLT), in several Brazilian cities, linked to the lines that guarantee the flow and accessibility of people, is one of the suitable modes for urban mobility, since a smaller amount of polluting gases is emitted into the atmosphere and reduced number of individual cars. In view of the conditions, both of transit and quality of public transport, used today in Sorocaba and of the rapid industrial expansion, it was verified the need for more efficient means of transport to meet the conditions and fast lifestyle taken by the population and, to both, using the existing railway network, as well as creating new routes to improve urban mobility and quality of life for the inhabitants. Therefore, it is proposed to analyze the possible impacts, both in terms of mobility and in terms of the environment and economy, comparing current and future conditions in Sorocaba with the cities that implemented the VLT in their collective traffic system. It appears, that a hybrid model of urban mobility, integrating the VLT to existing modes in the city of Sorocaba, will bring a better flow of urban traffic, economic viability and quality of life.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEngenharia Civil - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCEstudo dos impactos da integração da atual malha férrea sorocabana e análise de um novo traçado para a implementação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos)Monografia / TCC