Reigota, Marcos Antonio dos SantosSilva, Márcio José Andrade daSilva, Márcio José Andrade da2024-08-082024-08-082020https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1597O cotidiano escolar é o espaço do diálogo. É aprendendo e dialogando com a própria história que se percebe o caminho percorrido e esboça-se uma possível caminhada. Todo esse caminhar não teria um sentido, uma significância, se não houvesse as influências da pedagogia de Paulo Freire e mais recentemente da Filosofia Clínica de Lúcio Packter. O educador vem me acompanhando desde o início de minha vida como militante, daquele momento ingênuo no ensino médio, passando pelo sindicato, faculdade e partidário, até o atual, como resultante, mas não síntese, destes todos. O filósofo mostrou-me que ao percorrer um caminho único, singular, é possível perceber também a importância do outro com quem dialogo, principalmente em meu cotidiano escolar, e, ao instigar meus alunos no exercício de realizar a sua percepção de mundo; uma alteridade de forma verdadeira, permitindo que o outro se expresse em sua verdade. Foi possível trazer, para orientar essas leituras, as ideias e práxis do educador Paulo Freire. Desta forma este trabalho reflete sobre a prática docente no ensino médio e no ensino superior, provocando nos estudantes a fala de suas percepções de mundo, exercitando a alteridade; em outro instante, a percepção do autor como sujeito da história, de suas construções relacionais e existenciais, e através desses movimentos, em seu atuar docente, perceber a presença da pedagogia freireana.The school environment is the ideal space for dialogue. It is by learning and thinking about one's own history that the path taken is perceived and a possible journey is outlined. All this journeying would have no meaning, no significance, if there were no influences from Paulo Freire's pedagogy and, more recently, from Lúcio Packter's Clinical Philosophy. The pedagogue has been accompanying me since the beginning of my life as an activist, from that naive moment in high school, through the union, college and political party, until the present; I am a result, but not a synthesis, of all of them. The philosopher showed me that by taking a single, singular path, it is also possible to appreciate the importance of the others with whom I converse, especially in my school environment, and, by stimulating my students in the exercise of realizing their perception of the world; an alterity in a true way, allowing the other to express himself in his own belief. It was possible to bring, to guide these readings, the ideas and praxis of the educator, Paulo Freire. In this way, this work reflects on teaching practices in high school and higher education, provoking students to talk about their perceptions of the world, exercising alterity; also, the perception of the author as a subject of history, of his relational and existential constructions, and through these movements, in his teaching performance, perceive the presence of Freire's pedagogy.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEducação – FilosofiaPrática de ensinoNarrativas, criação, luta e resistência: a presença da pedagogia freireana nos cotidianos escolaresTeseCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação