Gonzaga, Marcia Feldreman NunesMancio, André MorenoMancio, André MorenoSantos, Jéssica dosSantos, Jéssica dosSilva, Leonardo MaiaSilva, Leonardo MaiaContini, Irineu Cesar PanzeriContini, Irineu Cesar Panzeri2025-07-102025-07-10202410.6008/CBPC2236-9600.2025.001.0007https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/2025Objetivo: compreender a prática do lúdico no contexto hospitalar infantil, os impactos para as crianças e as dificuldades encontradas pela enfermagem na sua execução. Método: revisão de escopo de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Utilizou artigos completos, no idiomaportuguês, inglês e espanhol, publicados entre o período de 2019 e 2024. Após leitura e análise dos artigos, utilizando o PRISMA adaptado, foram selecionados 11 artigos para construção da revisão. Resultados: nos estudos analisados, prevaleceu entrevistas semiestruturadas com profissionais da saúde, discentes de enfermagem, familiares e as próprias crianças. Esses estudos ressaltam o uso do lúdico como ferramenta benéfica para o cuidado pediátrico e facilitador no manejo, intervenção e criação de vínculo. As principais estratégias lúdicas identificadas foram a brinquedo terapia e brincadeiras em geral. Considerações finais: após o estudo ficou evidente a necessidade de incorporar o lúdico na assistência à criança hospitalizada, identificado pelo desfasamento do tema no âmbito profissional que é justificado pelo estigma no enraizamento acadêmico e institucional, limitando o suporte durante o cuidado. Portanto, capacitar profissionais para um cuidado humanizado e integralizado se mostra necessário, além da necessidade de trazer uma sistematização do cuidado de enfermagem voltado ao lúdico, de forma que essa ferramenta deixe de ser algo subjetivo. Ademais, faz-se necessário as instituições disponibilizar recursos materiais e humanos embasado nos benefícios que o lúdico traz no contexto hospitalar infantil.Objective: to understand the practice of play in the context ofchildren's hospitals, its impacts on children, and the difficulties encountered by nurses in its implementation. Method: a qualitative, descriptive, and exploratory scoping review was conducted. It used full articles in Portuguese, English, and Spanish, published between 2019 and 2024. After reading and analyzing the articles, using the adapted PRISMA, 11 articles were selectedfor the construction of the review. Results: in the studies analyzed, semi-structured interviews with health professionals, nursing students, family members, and the children themselves prevailed. These studies highlight the use of play as a beneficial tool for pediatric care and a facilitator in management, intervention, and bonding. The main playful strategies identified were toy therapy and games in general. Final considerations: after the study, the need to incorporate play into care for hospitalized children became evident, identified by the lack of relevance of the topic in the professional environment, which is justified by thestigma in academic and institutional roots, limiting support during care. Therefore, training professionals for humanized and comprehensive care is necessary, in addition to the need to bring a systematization of nursing care focused on play, so that thistool ceases to be something subjective. Furthermore, it is necessary for institutions to make material and human resources available based on the benefits that play brings in the pediatric hospital context.p. [77]-88Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEnfermagem - TCCCrianças - Assistência hospitalarImportância do lúdico na assistência à criança hospitalizada e os desafios encontrados pela enfermagem: uma revisão de escopoArtigo / TCCCiências da Saúde::Enfermagem