Gomes, Luiz FernandoFerraz, Sandra Antonia Convento de MouraFerraz, Sandra Antonia Convento de Moura2023-05-092023-05-092013https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/629A presente pesquisa buscou analisar as narrativas cotidianas de cinco gestores da rede municipal de Sorocaba, SP (diretor de escola, vice-diretor e orientador pedagógico), por meio do resgate de suas memórias midiáticas, no intuito de compreender e (re) pensar a integração das tecnologias da comunicação e informação nas relações de ensino. A perspectiva adotada é a Histórico-Cultural (Vygotsky), por considerar os fenômenos em constante movimento e transformação, corroborando a dinâmica do cotidiano escolar. A metodologia está pautada na pesquisa narrativa, que aborda o estudo da experiência como história e a forma de se pensar sobre ela. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: diário de bordo da pesquisadora, diário de bordo de um gestor, questionários de cinco gestores e gravações em áudio pela técnica do grupo focal. O resgate das memórias midiáticas dos participantes nos deu indícios de que nossa constituição enquanto sujeitos, seja pessoal ou profissional, é fruto da interação social, cultural e histórica de que desfrutamos no transcorrer das relações humanas. Quanto às experiências com as tecnologias, essas se apresentaram refletidas nas práticas dos gestores, num processo de (re) construção e (re) dimensionamento constante no cotidiano escolar.This research aimed to evaluate daily narrative of five members of the board from municipal schools in the city of Sorocaba, SP (Headmaster, Deputy Headmaster and School Counselor) by means of bringing back their media memories, in order to comprehend and (re)think the integration of communication and information technologies in teaching relationships. The perspective adopted was the culturalhistorical one (Vygotsky), for considering the phenomenon in constant movement and transformation, endorsing the daily school life. The methodology was based on narrative research, which addresses the experience evaluation as history and a way of thinking it. The methodological procedures applied included the researcher’s logbook, one of the members of the board’s logbook, surveys from five members of the board, and audio recording using focus group technique. The redemption of media memories of the participants gave evidence that our constitution as subjects, whether personal or professional, is the result of social, cultural and historical interaction, which we live throughout human relationships. Regarding the experiments with technologies, these were presented in the practice of the school members of the board in a process of constant (re)construction and (re)scaling of daily school life.Escolas - Organização e administraçãoTecnologia da informaçãoComunicação e tecnologiaEscolas - Sorocaba (SP)Tecnologia educacionalPrática de ensinoDa escrita de si a diálogos desconcertantes: pedacinhos de nada sobre as tecnologias no cotidiano escolarDissertação