Morais, Osvando J. deRoberto, Eduardo CerqueiraRoberto, Eduardo Cerqueira2023-05-092023-05-092009https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/399A pesquisa que gerou este trabalho teve, como propósito, investigar a invasão cultural observada no Brasil, notadamente a norte-americana. Objetivou-se, ainda, analisar a imposição estética como hábil instrumento para a dominação ideológica e seus efeitos sobre a cultura e a identidade nacionais, por meio de levantamento e estudo dos espaços “alternativos” vistos como difusores de produtos culturais, disseminados pelos meios de comunicação. No contexto midiático, com freqüência, aparecem textos culturais produzidos no Brasil percebidos como índices da cultura norte-americana, incessantemente veiculados pelos meios massivos, reverberando na nossa vivência cotidiana. A ocorrência do fenômeno vem de longa data, e a respeito dessa invasão, fica muito difícil, senão irrealizável, precisar quais elementos estão sendo incluídos (e com que finalidade), e quais outros já se encontram arraigados, resultante de uma cultura hibridizada, praticada pela sociedade global. As atuais “tribos” e redutos alternativos de jovens, orientados musicalmente pelo rock, podem ser vistos como excelente fonte de dados, visto sua proximidade tanto com o velho, por meio de estereótipos já consagrados pelo cinema, quanto pelo novo, por meio de novas versões criadas a partir de velhos modelos. Assim, é possível dizer que as misturas, os “sincretismos” musicais produzidos em um espaço de tempo que ultrapassa os 50 anos, resultaram das fusões musicais que se deram na apropriação de ritmos não apenas locais, mas de todo o mundo. Isto pode ser percebido nas diferentes maneiras de expressão dos sujeitos desses ambientes, marcada por suas roupas, atitudes, letras de músicas, blogs e comunidades virtuais da internet.The research that produced this work had as its purpose to investigate the cultural invasion observed in Brazil, especially from North American culture. Another aim was analysing aesthetic imposition as an instrument for ideological domination and its effects on national culture and identity, by identifying and examining of "alternative" spaces seen as disseminators of cultural products broadcast by the media. In the mediatic context cultural texts produced in Brazil frequently appear that are perceived as pointing to North American culture, incessantly conveyed by mass media and having broad effects in our daily life. This phenomenon is not new, and regarding this invasion it is very difficult, if not unviable, to specify which elements are being included (and with what aim), and what others are already rooted, as a result of a hybridized culture practiced by global society. Current “tribes“ and alternative spaces for young people who like rock music may be considered an excellent source of data, given their proximity both with the old, through stereotypes already consecrated by cinema, and the new, through new versions created from old models. So, it is possible to say that the mixtures, musical "syncretisms" produced in a time span of more than 50 years, a result of musical fusions that happened in the appropriation of rhythms not only local but coming from the entire world. This may be realized in the different ways of expression of subjects from these settings, marked by their clothes, attitudes, song lyrics, blogs and virtual communities in the Internet.Rock - História - BrasilComunicação de massa - BrasilMúsica popular - Aspectos sociais - BrasilA nova resistência: rock antropofágico nos meios alternativos de SorocabaDissertação