Bonvino, Marco Aurélio SerafimDantas, Kelly Cristina MelnicDantas, Kelly Cristina MelnicSilvério, Natalia Fernandes da LuzSilvério, Natalia Fernandes da LuzLeite, Talita Aparecida AlvesLeite, Talita Aparecida Alves2025-12-082025-12-082025https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/2378https://doi.org/10.22482/dspace/571A Paralisia Cerebral (PC) é o distúrbio motor infantil mais comum, caracterizado por limitações motoras persistentes. A reabilitação, busca promover o desempenho funcional. A Realidade Virtual (RV) é uma tecnologia que facilita a prática motora orientada a tarefas de forma interativa e motivadora na PC. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da RV na reabilitação da funcionalidade motora, especialmente nos domínios de equilíbrio, marcha e função motora grossa, em crianças com PC. A metodologia foi uma revisão narrativa estruturada com busca (agosto de 2025) nas bases de dados PubMed, PEDro, Cochrane e LILACS. Foram incluídos quatro ensaios clínicos (2023-2025) avaliando RV em 199 crianças com PC. Como resultados, o treinamento com realidade virtual demonstrou melhoras no equilíbrio, nos parâmetros da marcha e na função motora, embora não tenha sido superior a todas as outras intervenções avaliadas. Em alguns desfechos, apresentou desempenho semelhante ou ligeiramente superior à fisioterapia convencional. Conclui-se que a realidade virtual pode ser utilizada como recurso complementar na reabilitação de crianças com paralisia cerebral, contribuindo para equilíbrio, marcha e função motora grossa, mas sem substituir abordagens especializadas já consolidadasCerebral palsy (CP) is the most common motor disorder in childhood, causing persistent motor dysfunction. Rehabilitation, seeks to promote functional performance. Virtual Reality (VR) is an innovative technology for repetitive, task-specific motor practice for children with CP. This study aimed to analyze the scientific literature on the use of Virtual Reality in the rehabilitation of motor function, specifically in the domains of balance, gait, and gross motor function, in children with cerebral palsy. The narrative review was structured with a search (August 2025) in the PubMed, PEDro, Cochrane, and LILACS databases. Four clinical trials (2023 - 2025) evaluating VR in 199 children with CP were included. The results demonstrated that VR training provided effectiveness in improving balance, gait parameters, and motor function, surpassing conventional physiotherapy in some outcomes. The findings indicate that VR is an effective and promising intervention for improving balance, gait, and gross motor function in children with CP. However, as it does not outperform other specialized therapies across all domains, it should be considered a valuable complement within a structured therapeutic process.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilFisioterapia - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCRealidade virtual na reabilitação em crianças com paralisia cerebral: uma revisão narrativaMonografia / TCCCiências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacional