Silva, Míriam Cristina CarlosMacedo, Tatiana Aparecida Veronezzi deMacedo, Tatiana Aparecida Veronezzi de2024-09-162024-09-162023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1706https://doi.org/10.22482/dspace/281Este estudo tem como questão norteadora a compreensão sobre o modo como o cineasta Eduardo Nunes, em seu filme Unicórnio (2018), comunica a narrativa poética de Hilda Hilst (1930-2004), com enfoque no erotismo. Para tanto, o corpus envolve as obras de Hilda Hilst, O Unicórnio e Matamoros, e o filme de Eduardo Nunes, o Unicórnio, em confluência com fragmentos biográficos da escritora, coletados de uma série de entrevistas organizadas por Diniz (2018), entre outras informações secundárias. A partir das proposituras de Silva (2007-2010), compreendemos o erotismo como uma forma específica de comunicação, apoiando-nos também em Bataille (2021). O objetivo deste estudo é o de discutir como Nunes dialogou com a obra de Hilst, por meio de um processo aparentemente antropofágico. Para responder a esta pergunta, realizamos uma pesquisa bibliográfica, assim como uma análise, na qual se realiza uma leitura do filme, buscando apreender elementos resultantes dos processos dialógicos operados por Nunes, sobretudo a partir dos aspectos eróticos presentes nos textos de Hilda e no filme do cineasta. Assim, consideramos a perspectiva da antropofagia como um possível método (SILVA; PICHIGUELLI, 2020; CASTRO e SILVA, 2022) utilizado por Nunes. A justificativa deste trabalho como contribuição à área da comunicação está em se pensar a poética de Nunes como um processo comunicacional, antropófago, o que significa uma contribuição incremental para o estudo das narrativas midiáticas. Também se justifica por contribuir no debate sobre a importância do poético para os processos comunicacionais, trazendo luzes a uma autora que, por razões diversas, tem sido continuamente negligenciada. Consideramos que Nunes coloca-se como artista-antropófago e nos convida a uma experiência de uma comunicação erótica-antropofágica com Hilda Hilst, por meio da narrativa cinematográfica.This study has as its guiding question the understanding of how filmmaker Eduardo Nunes, in his film Unicórnio (2018), communicates the poetic narrative of Hilda Hilst (1930-2004), with a focus on eroticism. To this end, the corpus involves the works of Hilda Hilst, O Unicórnio and Matamoros, and the film by Eduardo Nunes, O Unicórnio, in confluence with biographical fragments of the writer, collected from a series of interviews organized by Diniz (2018), among other secondary information. Based on Silva's propositions (2007-2010), we understand eroticism as a specific form of communication, also relying on Bataille (2021). The aim of this study is to discuss how Nunes dialogued with Hilst's work, through an apparently anthropophagic process. To answer this question, we did a bibliographical research, as well as an analysis, in which a reading of the film is carried out, seeking to apprehend elements resulting from the dialogical processes operated by Nunes, especially from the erotic aspects present in Hilda's texts and in the film by Nunes. Thus, we consider the perspective of anthropophagy as a possible method (SILVA; PICHIGUELLI, 2020; CASTRO and SILVA, 2022) used by Nunes. The justification for this work as a contribution to the area of communication lies in thinking of Nunes' poetics as a communicational, anthropophagous process, which means an incremental contribution to the study of media narratives. It is also justified for contributing to the debate on the importance of the poetic for communicational processes, putting light on an author who, for various reasons, has been continuously neglected. We consider that Nunes presents himself as an anthropophagic artist and invites us to an experience of an anthropophagic-erotic communication with Hilda Hilst, through the cinematographic narrative.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilHilst, Hilda, 1930-2004 - Crítica e interpretaçãoNunes, Eduardo - Crítica e interpretaçãoPoesia brasileiraCinema - BrasilErotismoComunicação e culturaComunicação e uma poética do erotismo: de Hilda Hilst a Eduardo NunesDissertaçãoCIÊNCIAS SOCIAIS::Outras ciências sociais::Estudos de mídia e comunicação