Soares, Maria Lúcia de AmorimArine, Maria de Lourdes BuriniArine, Maria de Lourdes Burini2023-05-092023-05-092004https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/257Embasada na obra "O Contrato Natural" de Michel Serres, contrato que informa da necessidade de se rever a relação da humanidade com a natureza, para substituição do Contrato Social proposto por Hobbes, analiso o tema Água nos livros didáticos de Ciências usados no ensino fundamental de escolas públicas e particulares buscando entender como o livro didático trabalha com esse tema: com excesso de luminosidade centrado na transmissão de conhecimento e na reprodução de modelos fixos ou encaminha a participação do aluno, ao mesmo tempo em que tenta descrever, observar, "descortinar" o objeto água, trazendo no bojo um comprometimento político e social? Trazer à tona este debate é imprescindível no momento atual da educação brasileira dada a questão da qualidade e escassez de água, na atualidade e no futuro, ser uma ameaça constante à humanidade. Devido a sua aparente abundância na Terra, o homem nunca se preocupou em preservá-la, julgando-a infinita e disponível para seu uso indiscriminado. A experiência em países desenvolvidos tem mostrado que de nada adianta criar leis e punições, se não houver mudança comportamental. E é a educação escolar, agente modificador, que pode formar cidadãos sintonizados com o meio ambiente, agentes multiplicadores e formadores de opinião, para atuarem no sentido da sustentabilidade. Este trabalho está dividido em dois capítulos, cujos títulos foram inspirados na obra "Ensaio sobre a Cegueira"de José Saramago. No primeiro capítulo, com o título de "Cegueira Branca: A Agua" realizo uma ampla pesquisa sobre a importância da água para a sobrevivência dos habitantes do planeta, e saber como o mundo global está atento à possibilidade de escassez. No segundo capítulo, com o título "Cegueira Escura: A Educação" analiso a contribuição do livro didático de Ciências na formação de cidadãos capazes de avaliar situações e ter atuação positiva e crítica no seu meio social, com respeito ao recurso natural e coletivo que é a água. A conclusão informa, com Serres, que só se aprende pela viagem: "de fato nada aprendi, sem que tenha partido, nem ensinei ninguém sem convidá-lo a deixar o ninho" (SERRES, 1993, p. 4).Based on the book by Michel Serres "The Natural Contract", that explains the need to review the humankind relationship with Nature, in place of the "Social Contract" proposed by Hobbes, I analyse the theme Water in the Science didatic books adopted in the elementary school in the public and private schools seeking to understand in wich way these books deals with this theme: with excessive luminosity centered in the transmission of knowledge and reproduction of static models, or does it forwards the student to participation, while trying to describe, to observe, to uncover the subject Water, bringing inside a politic and social commitment? It is of utmost importance to rise this discussion right now in the Brazilian Education, as the question of quality and scarcity of water today and in the future is a constant threat to humankind. Owing to its aparent abundance in the Earth, the humans have never been concerned before with the need for preservation, considering it as unfailing and available for theirs abusive use. The experience in developed countries shows that is useless to create laws and punishments, if there is not a change in behaviour. And it is the school education, the modifier agent that can educate citizens concerned with the environment, multipliers agents and mind-makers in direction of the sustainability. This work is divided in two chapters, wich titles were inspired in the book Essay about the blindness by José Saramago. In the first one, "The white blindness: the Water", I realize an extensive research about the water importance to survival of inhabitants in the Earth and how much the globalized world is aware of the possibility of scarcity. In the second chapter, named "Dark blindness: the education", I analyse the contribution of the Science didatic books to educate citizens able to evaluate situations and act positively and critically in their social lives, respecting the natural and collective resource, the water. The conclusion informs with Seres that everyone only learns by travel: "In fact, I've learned nothing without leaving and I have never thaught anyone without inviting him to leave his nest as well" (Serres, 1993, p.4).Natureza - Estudo e ensinoÁgua - ConservaçãoLivro didático - Ensino de cienciasCiências - Ensino fundamentalÁgua: de recurso natural e commodity à abordagem no livro didático de ciênciasDissertação