Cammarano González, Jorge LuísMacêdo, Eliana Becker deMacêdo, Eliana Becker de2023-05-092023-05-092007https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/356O presente estudo vincula-se à linha de pesquisa: conhecimento e cotidiano escolar, e tem como objetivo compreender as políticas públicas de inclusão, fomentadas pelas reformas educacionais no Brasil e seu impacto no cotidiano das professoras da Rede Regular de Ensino do Município de Santana de Parnaíba-SP. Partindo do seguinte problema: com base na investigação das concepções de inclusão escolar produzida no período de 1994-2005: que implicações essas políticas trazem para o cotidiano das instituições escolares da Rede do Ensino do Município de Santana de Parnaíba-SP? Com base nessa interrogação partimos do pressuposto de que as políticas públicas de inclusão propostas por quase todos os organismos públicos desconsideram as dificuldades dos professores em desenvolver as suas práticas pedagógicas inclusivas em seu cotidiano escolar. Para responder a essa pergunta e comprovar a hipótese, utilizamos na pesquisa questionários abertos como instrumento de coleta de dados. Foram participantes deste projeto 32 professores da referida rede de ensino. Como procedimento de análise de dados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo. De acordo com os resultados encontrados, conseguimos levantar alguns indicadores de qual política pública, e de quais práticas pedagógicas, se encontram implícitas quando se trata da questão educacional das crianças com deficiência.This paper is linked to this research: knowledge and school routine, and its goal is to understand the public politics of inclusion, promoted by the educational reforms in Brazil and its impact on the routine of Public School Teachers of Santana de Parnaíba - SP School District. Starting from the following issue: based on the investigation of the scholar inclusion concepts done in 1994-2005: what kind of implications these politics bring to the routine of the Public Schools of Santana de Parnaíba - SP School District ? Based on the this question, we take for granted that the public politics of inclusion proposed by almost all public organizations do not take into the account the difficulties faced by the teachers in developing their inclusion pedagogical practices in their school routine. In order to answer this question and prove the hypothesis, we make use of open survey forms as a data collecting tool. Thirty-two (32) teachers took part in this Project from the referred Public Schools. The procedure used to analyze data was the content analysis technician. According to the results, we were able to point out some topics on what kind of public politics and which pedagogical practices are implied when concerning about the educational matter of the handicapped child.Educação inclusiva - Políticas públicasEducação especialPrática de ensinoDas concepções políticas às práticas escolares cotidianas: qual inclusão escolar?Dissertação