Leite, Maria Luísa Telarolli de AlmeidaCassoni, Laura GarciaCassoni, Laura Garcia2025-02-072025-02-072024https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1811https://doi.org/10.22482/dspace/350Este trabalho tem como objetivo analisar o papel do soft power exercido pela Walt Disney Company na disseminação da cultura norte-americana no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. A pesquisa adota a teoria construtivista das Relações Internacionais para compreender como as produções culturais da Disney foram utilizadas como ferramenta diplomática no fortalecimento da hegemonia dos Estados Unidos no contexto da política de "Boa Vizinhança". Além disso, explora o conceito de indústria cultural para discutir a os estereótipos da cultura brasileira no filme “Alô, Amigos” (1942), destacando como essas representações serviram aos interesses políticos norte-americanos. Os resultados indicam que o filme atuou como um veículo estratégico de propaganda, promovendo narrativas de amizade e solidariedade entre Brasil e Estados Unidos, enquanto reforçava dinâmicas de poder desiguais. Apesar de sua eficácia como ferramenta diplomática, o filme perpetua uma visão estereotipada da cultura brasileira, priorizando elementos que atendiam aos objetivos norte-americanos. Assim, a pesquisa conclui que o soft power da Disney é um instrumento poderoso na diplomacia cultural americana, capaz de moldar percepções e fortalecer a presença dos Estados Unidos no imaginário coletivo global.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilRelações Internacionais - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCO papel do soft power da Disney na disseminação da cultura norte-americana no Brasil durante a 2ª Guerra MundialMonografia / TCCCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Ciência Política