Soares, Maria Lúcia de AmorimSpinosa, Patrícia NogueiraSpinosa, Patrícia Nogueira2023-05-092023-05-092005https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/289A ligação e o entrelaçamento de computadores situados em lugares geograficamente distantes, através de redes telemáticas, permitiram a manipulação de dados a troca rápida de informações entre as máquinas e seus usuários. Neste contexto, foi se delineando um novo ambiente de convivências denominado ciberespaço, sendo que é dentro desse espaço incorpóreo que surge cibercultura, pensada nesta dissertação, no primeiro capítulo, com Santaella, Lemos, Kerckove Trivinho. Nesse caminho, verificar como sujeitos da era digital, no caso alunos do Ensino Médio do Colégio Apollo/Sorocaba, sujeitos considerados, especialmente pelos professores, como multiplicados, disseminados e descentrados, continuamente interpelados como identidades instáveis, realizam uma prática inclusa na comunicação via redes, através de blogs, constituindo-se assim moralmente e para tanto se utilizando das tecnologias do eu. O segundo capítulo, entende o blog como um diário íntimo escrito dentro de um meio de comunicação - a internet, mas voltado para um público, trabalha com comunidades blogueiras escritas do segredo. O terceiro capítulo, apanha com Foucault e Larrosa, as tecnologias do eu colocadas como um conjunto de operações narrativas, vivenciadas e constituídas na experiência social dos sujeitos pesquisados, tecnologias que operam como racionalidades pedagógicas deslocadas da escola para o espaço doméstico. A conclusão é alcançada na afirmação que vigiar e punir e no governamento escolar, vigiar-se e punir-se no governamento social, são constructs incluídos no regime de práticas comprometidas com o poder no ciberespaço, na cibercultura e cotidiano do ambiente escolar contemporâneo.The connection and the interlacement of computers located in geographical remote places, through the internet allow the data manipulation and the faster information exchanges among the machines and their users. On this context, a new knowledge environment called cyberspace was being delineated, and inside this bodiless space emerges the cyberculture, thought in the first section of this dissertation with Santaella, Lemos, Kerckove and Trivinho. In this way, verify how individuals from this digital era, in this case high-school students from Colégio Apollo/Sorocaba, subjects considered multiplied, disseminated and unfocused specially by teachers and continuously denominated as instable identities, performing a containable action via network through blogs, trying to build themselves morally and when doing so they are using the technologies of the self. The second section understand a blog as an intimate journal written inside a media - the internet - but aimed to a public, work with blogers communities and writing of secret. The third section take with Foucault and Larrosa the technologies of the self disposed as a set of narrative actions, experienced and constituted based on the social experiences of the researched subjects, technologies that works like pedagogical rationalities dislocated from school to a homey space. The conclusion is reached in the affirmation of discipline and punish in the scholar government, discipline and punish yourself in the social government, are terms included in actions implicated in power in the cyberspace, in the cyberculture and quotidian of contemporaneous scholar environment.CiberespaçoEspaço e tempoBlogsEducação escolarTecnologia da informação - Aspectos sociaisComunicação eletrônica - Aspectos sociaisComputadores e civilizaçãoCibercultura e educação escolar: um estudo de blogs e de tecnologias do euDissertação