Sandano, WilsonMichel, Ediléa Cristina BarrosMichel, Ediléa Cristina Barros2023-05-092023-05-092013https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/632Esta dissertação investiga as razões que levaram à criação e à instalação do Ginásio Ciências e Letras na cidade de Sorocaba, uma instituição privada, que oferecia o ensino secundário no ano de 1943.A intenção da pesquisa foi verificar qual clientela seria de interesse para essa instituição.A hipótese lançada com relação à criação e instalação dessa instituição foi a de que o poder público não priorizou a oferta gratuita do ensino secundário no país, havendo a necessidade de a instituição privada ofertá-lo, desde que houvesse clientela para pagar por ele.A metodologia de pesquisa utilizada para atingir o objetivo proposto na dissertação a fim de verificar essa hipótese foi a pesquisa bibliográfica sobre os conflitos ocorridos no início da década de 1940: a Segunda Guerra Mundial, que ocupava asnações em temas como a centralização do poder, a priorização da política de armamentos e o abastecimento da mão de obra para a indústria e para o sistema capitalista adotado e disseminado no Brasil. Em nosso país,o regime de governo ditatorial priorizou o ensino primário e militar, enquanto que a indústria se responsabilizou pelo ensino profissional e o ensino secundário ficou a cargo da iniciativa privada.Na pesquisa documental,foi constatado na cidade de Sorocaba quea demanda de pessoas habilitadas para o curso era maior que a oferta de vagas, o que se explica pelo fato de haverapenas duas instituições que ofereciam o ensino secundário, uma pública e outra privada. Os resultados mostraram que a hipótese lançada foi confirmada ao se verificar que a instituição privada criada e instaladaofertou o ensino secundário com vagasdestinadas às pessoas que tinham condições de pagar por ele e dispunham de horário para cursá-lo, enquanto que o poder público não ofereceu o ensino secundário com vagas gratuitas suficientes para essa população habilitada.This dissertation investigates the reasons that led to the creation and installation of the Gym Science and Letters in the city of Sorocaba, a private institution, which offered the secondary education in the year 1943. The intention of the research was to determine which clients would be of interest to this institution. The hypothesis launched with respect to the creation and installation of this institution was that the public authority does not prioritized the offer of free secondary education in the country, and there is the need of the private institution offering it, provided that there were customers to pay for it. The research methodology used to achieve the proposed objective in dissertation in order to check this hypothesis was the literature search on the conflicts in the early 1940s: the Second World War, that occupied the nations on issues such as the centralization of power, the prioritization of armaments policy and the supply of labor for the industry and for the capitalist system adopted and disseminated in Brazil. In our country, the regime of dictatorial government has prioritized the primary education and military, while the industry is blamed by vocational education and secondary education became the responsibility of private initiative. The documentary research, was observed in the city of Sorocaba that the demand for skilled people to the course was greater than the supply of vacancies, which is explained by the fact that there are only two institutions that offered the secondary education, one public and one private. The results showed that the hypothesis launched was confirmed when checking that the private institution created and installed offered the secondary education with vacancies for people who could afford to pay and had time for the course, while the government has offered no secondary education with free parking sufficient for this population enabled.Ensino secundário - História - Sorocaba (SP)Educação e Estado - Sorocaba (SP)A criação e a instalação do Ginásio Ciências e Letras de Sorocaba (SP)Dissertação