Romaguera, Alda Regina TogniniCorrêa, Ana MerliCorrêa, Ana Merli2023-05-092023-05-092015https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/715Esta dissertação busca algumas possibilidades de dialogar com a arte, o teatro e a educação, tomando como referência as práticas cotidianas nas escolas. Considera as diferentes linguagens teatrais como um potencial educativo de criação e de experiência no espaço do cotidiano escolar. Entende o teatro em sua dimensão estética, como formador e construtor de singularidades no coletivo, considerando que as experiências e as criações constroem aprendizagens e promovem o desenvolvimento integral dos atores escolares. Propõe a análise das relações entre teatro e educação; examina algumas das práticas pedagógicas que promovem encontros entre o teatro e o conceito de educação menor, apresentado por Silvio Gallo. Realiza-se a partir de uma pesquisa documental, baseando-se em estudos e análises das produções científicas das teses e dissertações defendidas na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), entre os anos de 2009 e 2014, cuja temática seja Teatro e Educação. Parte das contribuições e do embasamento teórico-conceitual de autores: Gilles Deleuze, Félix Guattari, Jorge Larrosa, Daniel Lins, entre outros. Não se propõe a direcionar pontos de chegada, mas possibilita um entrelaçar do teatro com as ações educativas do cotidiano escolar. A dissertação aponta para a valorização e apreciação das experiências estéticas, que podem proporcionar uma formação com apropriação de diferentes leituras do cotidiano escolar, dialogando com a realidade contemporânea.This paper seeks some possibilities to dialogue with art, theater and education, having as reference the everyday practices in schools. It considers different theatral languages as an educational potential of creation and experience in the school routine space. The theater understands its dimension esthetic, as former and developer of singularities in the collective, considering that experiences and creations develop learnings and promote the full development of school players. It proposes the relations’ analysis between theater and education; evaluates some of the pedagogical practices promoting meetings between theater and the minor education concept, presented by Silvio Gallo. Performed from a documentary research, based on studies and analysis of scientific documents of the thesis and dissertations presented at University of Campinas (UNICAMP), between the years 2009 and 2014, whose subject matter is Theater and Education. Part of the inputs and theoretical-conceptual basis of the following authors: Gilles Deleuze, Félix Guattari, Jorge Larrosa, Daniel Lins, among others. It does not intend to guide the arrival points, but allows interlacing theater with the educational actions of the school routine. The dissertation points out the valorization and appreciation of the esthetic experiences, which may provide the education with appropriation of different school routine readings, communicating with the contemporary reality.Teatro na educaçãoEstética (Arte)Prática de ensinoArte na educaçãoContribuições estéticas no cotidiano escolar: por uma educação menorDissertação