Silva, Paulo Celso daCamolesi, Fabiana Pereira de MoraesCamolesi, Fabiana Pereira de Moraes2023-05-092023-05-092010https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/478O estudo apresenta a comunicação interna na organização e oferece contribuições para a aplicabilidade de suas ferramentas no segmento automotivo, tomando como foco a prática na organização General Motors do Brasil. Explicitamos inicialmente as ações que as organizações adotam diante do mercado globalizado. Com o propósito de identificar a relevância da comunicação interna nas metas e projetos é objetivado responder como a comunicação interna poderia ser estratégica no momento de competir. Para tanto, tratamos de conceitos de comunicação organizacional, estratégia corporativa, bem como o estudo de uma organização para certamente fundamentar o objetivo da referida pesquisa. As referências em comunicação e administração, utilizadas para os estudos sobre a comunicação interna na organização, mostraram que pesquisas nesta área crescem velozmente, e os departamentos que compõem essa estrutura da comunicação, trabalham cada vez mais na sistematização do processo, para que as informações sejam elaboradas e repassadas aos contatos internos e externos, com sua devida qualidade e veracidade. A pesquisa foi dividida em três capítulos, sendo apresentado no primeiro, A Comunicação e a Organização, como se relaciona à administração com a comunicação e o papel que desempenham os setores a ela ligados, o setor e/ou Departamento de Recursos Humanos, por exemplo. Para tanto, foram essenciais as contribuições de autores como Paulo Nassar, Gaudêncio Torquato, Margarida Kunsch, Marlene Marchiori entre outros e encaminho para o próximo capítulo, abordando, nessa passagem. O segundo capítulo, A Estratégia Corporativa, contextualiza a economia mundial do pós-guerra ao período atual, reconhecido como Globalização, com o auxílio de autores como José Vesentini, David Harvey, Pankaj Ghemawat. As práticas da organização globalizada são analisadas no terceiro capítulo, a partir do estudo da organização General Motors do Brasil. Aqui foi possível alinhavar a teoria dos capítulos anteriores, com a prática da corporação escolhida utilizando autores como David Hampton, Marina Marconi, dados do LIMC/USP, Antonio Maximiano e Alfred Sloan. Esclarecemos que, em alguns momentos, a descrição foi necessária para demonstrar com maior clareza como a comunicação interna da GMB opera e quais os suportes utilizados para atingir os objetivos e metas propostas. O estudo considera, portanto, as mudanças ocorridas no mercado global e a quantidade de ferramentas criadas na divulgação das informações e enfatiza a adoção e revisão de técnicas a todo instante, tendo em vista o melhor procedimento. Já com relação à comunicação interna, para se tornar corporativa e estratégica, é preciso reunir as idéias das estruturas da organização na elaboração da informação e, principalmente, contar com o apoio da alta direção que, empenhada diante dos acontecimentos, planos e ações participaria nas decisões que a organização precisa adotar diante das imprevisibilidades econômicas mundiais.The study shows the internal communication in organization and contributes to apply their tools in the automotive segment, taking like focus the practice in the organization General Motors of Brazil. We mentioned initially the actions that the organizations adopt in the globalized market. With the proposal to identify the relevance of the internal communication in order to achieve the goals and the projects it is expected to answer, how the internal communication could be strategic in the competition moment. Therefore, we treated of conceptions of organizational communication, corporative strategy, as well the study about an organization to found the objective of this reported research. The references in communication and administration, used in the studies about internal communication in organization, showed that researches in this area grown up quickly, and the departments that are included in this structure of communication are working each more time in the systematization of the process, in order that the information can be elaborated and transmitted to the internal and external contact, with its quality and veracity. The research was shared in three chapters, it have been showed on the first, The Communication and the Organization, how is the relationship between administration and communication, and the function performed by the sectors connected with her, the sector and/or Human Resources Department for example. Therefore, the contributions of authors were essentials, like Paulo Nassar, Gaudêncio Torquato, Margarida Kunsch, Marlene Marchiori, among other, and I conduct to the next chapter, approaching, on this way. The second chapter, The Corporative Strategy, it contextualize the worldwide economy from postwar up to current period, recognized like Globalization, with the support of authors like José Vesentini, David Harvey, Pankaj Ghemawat The practices of the globalized organization are analyzed on the third chapter, from the study of the organization of General Motors Brazil. On the third chapter was possible put together the theory of the chapters before, with the practice of the organization chosen supported by authors like David Hampton, Marina Marconi, data from LMIC/USP, Antonio Maximiano and Alfred Sloan. We clarify that, in some moments, the description was necessary to demonstrate more clearly how the internal communication of the GMB works and which tools are used to achieve the proposed objectives and targets. The study considers, therefore, the changes that happened in the global market and the amount of tools created during the divulgation of the information, and emphasizes the adoption and revision of techniques every time, looking for the best procedure. Now, related with internal communication to become corporative and strategic, it is necessary to collect the ideas of the organization’s structure to elaborate the information and, mainly, to count with the high direction support that engaged in front of the events, plans and actions would participate in decisions that the organization needs to adopt in front of the worldwide unpredictability economics.Comunicação nas organizaçõesComunicação na administraçãoPlanejamento estratégicoAdministração de empresas - ComunicaçãoA comunicação interna e a estratégia corporativa: um estudo da organização General Motors no BrasilDissertação