Pimenta, Maria AlziraSantos, Aline Alcoforado dosSantos, Aline Alcoforado dos2023-05-092023-05-092021https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/999As profundas mudanças provocadas pela tecnologia trouxeram novos processos de criação e de transmissão de conhecimentos, que acontecem em uma rapidez vertiginosa, desafiando a movimentação permanente das instituições de educação superior. Nessas novas circunstâncias, as formas organizacionais, os objetivos e as práticas pedagógicas necessitam ser reavaliadas. Esta tese baseia-se em uma pesquisa de campo no Curso de Fisioterapia na Universidade de Sorocaba, uma universidade comunitária. Tem como objetivo principal propor diretrizes (recomendações) para o desenvolvimento do profissional docente da área de fisioterapia. Para a coleta de dados, foram utilizados dois questionários, um respondido pelos professores e outro pelos estudantes concluintes. A análise das respostas dos questionários foi realizada por categorização. Os professores reconhecem e elucidam as metodologias utilizadas em sala de aula, as necessidades no processo de formação docente, os motivos de satisfação e insatisfação no dia a dia. Os formandos elencaram as metodologias utilizadas pelos professores e a visão sobre o cumprimento das expectativas pessoais e profissionais do curso. Entende-se que há mudanças que precisam ser efetivadas a longo prazo e trazer melhorias no processo de formação, estruturação e reconstrução permanente do curso. Dessa forma, nas considerações finais, sugerem-se algumas diretrizes: para os professores, rever a atitude em relação à prática pedagógica; para a coordenação do curso, sensibilizar o professor para a importância de uma formação continuada, da necessidade de mudanças, adequações e inovações na prática pedagógica e para a gestão institucional, estruturar cursos de formação que ajudem o professor a reconhecer a fragilidade da sua formação pedagógica e criar programas de desenvolvimento profissional docente que tragam a reflexão no dia a dia, bem como uma formação continuada embasada.The profound changes brought about by technology brought new processes of creation and transmission of knowledge, which happen at a dizzying speed, challenging the permanent movement of higher education institutions. In these new circumstances, organizational forms, objectives and pedagogical practices need to be reassessed. This thesis is based on a field research in the Physiotherapy Course at the University of Sorocaba, a community university. Its main objective is to propose guidelines (recommendations) for the development of teaching professionals in the field of physiotherapy. For data collection, two questionnaires were used, one answered by the teachers and the other by the graduating students. The analysis of the responses to the questionnaires was carried out by categorization. Teachers recognize and elucidate the methodologies used in the classroom, the needs in the teacher training process, the reasons for satisfaction and dissatisfaction in everyday life. The trainees listed the methodologies used by the teachers and the view on the fulfillment of the personal and professional expectations of the course. It is understood that there are changes that need to be made in the long term and bring improvements in the process of formation, structuring and permanent reconstruction of the course. Thus, in the final considerations, some guidelines for teachers are suggested, such as: reviewing the attitude towards pedagogical practice; for the coordination of the course: sensitizing the teacher to the importance of continuing education, the need for changes, adaptations and innovations in pedagogical practice and for institutional management: structuring training courses helping the teacher to recognize the fragility of his pedagogical training and create professional teacher development programs that bring reflection on a daily basis, as well as a continuous based education.Fisioterapia - Estudo e ensinoPrática de ensinoProfessores universitáriosFisioterapeutas - FormaçãoEnsino superior - Sorocaba (SP)As visões sobre prática pedagógica de professores e formandos do curso de fisioterapia da UnisoTese