Nogueira, Eliete JussaraSeimaru, Camila SantosSeimaru, Camila Santos2023-05-092023-05-092017https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/830Narrar vidas singulares é uma forma de sensibilizar e dar visibilidade a identidades, que por vezes não são percebidas, ou valorizadas. A presente pesquisa teve como objetivo apresentar narrativas de mulheres que cursaram Pedagogia, na primeira faculdade privada do Vale do Ribeira. Justifica-se a pesquisa, na medida em que foi verificado não haver muitos estudos referentes ao alunado desse curso, especificamente dessa região do estado de São Paulo, e, principalmente com mulheres, com o objetivo primordial de constatar o impacto da graduação em suas vidas. Para obtenção de dados foi utilizada entrevista semiestruturada com base na história oral realizada com alunas egressas de Pedagogia do último ano da matriz curricular 2012/2016. Ao investigar as histórias foi possível relacionar o cotidiano escolar, mais amplo, a importância para as egressas entrevistadas adquirirem conhecimento em nível superior e as mudanças de entendimento da vida. Essa pesquisa entrevistou cinco mulheres, investigando os motivos da escolha do curso, e as possíveis contribuições pessoais e profissionais. Como resultados gerais as narrativas apresentam histórias de superação, das dificuldades em estudar, os enfrentamentos pessoais, financeiros, familiares que as entrevistadas venceram para conseguirem seus sonhos.To narrate individual lives is a way to sensitize and give visibility to identities, which are sometimes not perceived, or valued. The present research was intended to report narratives from women that studied Pedagogy, at the first private university from Vale do Ribeira. The research is justified, to the extent that it was verified there are not many studies related to this course scholars, specifically at this region in São Paulo state, and, mainly with women, with the primary objective of determining the graduation impact in their lives. For generation of data, a semi-structured interview was utilized based on the oral history performed with Pedagogy returning students of the 2012/2016 last year curriculum. When investigating the histories, it was possible to relate the school routine, in a broader way, the importance to the returning interviewees acquire higher education knowledge and the changes of life understanding. That research interviewed five women, investigating the reasons of the course choice, possible personal and professional contributions. As general results the narratives describe overcoming histories, difficulties to study, personal, financial and family’s confrontations, which the interviewees overcame to achieve their dreams.Professores - FormaçãoPrática de ensinoMulheres - Educação (Superior)EgressosVer e ouvir estrelas no cotidiano escolar: narrativas de egressas de pedagogia do Vale do Ribeira/SPDissertação