Drigo, Maria OgéciaEisinger, Rafael BernardoEisinger, Rafael Bernardo2023-05-092023-05-092017https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/806O fotográfico é o tema dessa pesquisa, que prioriza fotorretratos criados por Richard Avedon, sendo norteada pela questão: os fotorretratos criados por esse fotógrafo suscitam críticas à realidade? Assim, delineia-se o objetivo geral de compreender o potencial comunicativo de fotorretratos, na relação com o conceito de rostidade, bem como os seguintes objetivos específicos: tratar a fotografia, como uma imagem técnica, de acordo com o pensamento flusseriano; delinear um percurso para decodificação da fotografia, na perspectiva de Flusser; tratar do conceito de rostidade, do ponto de vista de Deleuze e Guattari, bem como explicitar aspectos comunicativos engendrados nesses fotorretratos, à luz desse conceito, que levem o intérprete a elaborar críticas à realidade. Para tanto, as estratégias metodológicas envolvem documentação indireta, com pesquisa bibliográfica; decodificação de fotorretratos, aplicando estratégias advindas do pensamento flusseriano e aprofundadas a partir do conceito de rostidade. Compõem o corpus da pesquisa cinco fotorretratos criados por Richard Avedon, que constam no livro Richard Avedon Photographs 1946-2004, de 2007. Entre os resultados, ressaltamos que os fotorretratos analisados reavivam questões políticas e imagens construídas e cristalizadas pelas mídias, no entanto, não propiciam crítica à realidade. Elas não vão além do dispositivo muro branco/buraco negro, o que, portanto, não contribui para a transformação da realidade. Essa pesquisa é relevante, de um lado, por resgatar a memória do fotográfico, ao abordar o processo de produção de Richard Avedon; de outro, por refletir sobre a relação entre fotorretrato e rostidade, enquanto dispositivo. Assim, por envolver a produção e a análise de fotografia, a pesquisa é aderente à linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos.The photographic image is this study’s subject. It priorizes photographic portraits created by Richard Avedon and is guided by the question: does this photographer’s work originate criticism of reality? Thus are outlined: the general goal of understanding the communicative potential of photographic portraits in their relation with the concept of faciality; as well as the following specific goals: to treat the photo as a technical image, according to flusserian thought; to outline a path for photography decoding according to Flusser’s perspective; to deal with the concept of faciality from Deleuze and Guattari’s viewpoint; and also to make explicit the communicative aspects which through this concept are engendered by these photographic portraits, and by which the interpreter is lead to criticize reality. The employed methodology includes indirect documentation, with bibliographic research; decoding of photographic portraits, using strategies originated through flusserian thought and deepened by the concept of faciality. The research’s corpus are five photographic portraits created by Richard Avedon and included in the book “Richard Avedon Photographs 1946-2004”, from 2007. Among the results, it is emphasized that the analyzed photographic portraits do revive political questions and images built and crystallized by the media, without, however, offering a criticism to reality. They do not go beyond the white wall / black hole device, therefore not making a contribution towards the transformation of reality. This research is relevant, on one side, by rescuing the memory of photography through the approach of Richard Avedon’s productive process; on the other side, by reflecting on the relationship between photographic portrait and faciality as a device. Thus, for its relation to production and analysis of photographs, the research adheres to the Analysis of Midiatic Processes and Products research line.FotografiaFotografia - RetratosComunicaçãoComunicação e rostidade: um estudo com fotorretratos criados por Richard AvedonDissertação