Alpes, Matheus FrancoyLeme, Ana LauraLeme, Ana LauraMachado, Gabriela da SilvaMachado, Gabriela da Silva2025-01-022025-01-022024https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1799https://doi.org/10.22482/dspace/339Introdução: A nutrição desempenha um papel crucial no desenvolvimento humano, especialmente nas fases iniciais da vida, onde ocorrem 90% das conexões cerebrais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses, seguido por uma introdução gradual de alimentos complementares até os dois anos de idade, visando garantir o desenvolvimento saudável das crianças. No entanto, há uma tendência preocupante de introdução precoce de alimentos complementares, aumentando os riscos de mortalidade, especialmente em áreas com condições precárias de higiene. Objetivo: Validar o conteúdo de um guia de introdução alimentar sob a perspectiva da Fonoaudiologia. Métodos: O desenvolvimento foi realizado em três etapas, sendo o Desenho do Estudo, a Formulação do Material e a Adequação Semântica dos Itens (Validação de Conteúdo). Para a avaliação, participaram fonoaudiólogas (N=5) com experiência nesta temática. Foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) para a validação completa do instrumento. Resultados: Para todos os itens avaliados, encontrou-se um valor mínimo de IVC de 0.80 (80%), ou seja, concordância de ao menos quatro dos cinco juízes, seguindo o que é preconizado pela literatura especializada. O instrumento conta com 56 páginas, divididas em tópicos e subtópicos, sendo eles, Atuação Fonoaudiológica; Sucção; Deglutição; Mastigação; Respiração; Introdução; O que é a Introdução Alimentar; Quando e como começar; Alimentação precoce; Cuidado e precauções; 10 passos para uma alimentação saudável; Principais técnicas de Introdução Alimentar; Alimentos que devem ser evitados; Utensílios recomendados; Cortes seguros; Tabela guia do desenvolvimento oral; Qr code direcionando para vídeo de como realizar manobra de desengasgo. Foram utilizadas imagens como apoio visual. Conclusão: Os resultados obtidos demonstram adequação aos critérios científicos de validação de conteúdo, evidenciados pelo IVC superior a 0,80 (80%), indicando que o guia possui fundamentação suficiente para ser utilizado como um recurso na orientação de cuidadores quanto às práticas da introdução alimentar.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilFonoaudiologia - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCValidação de conteúdo de um guia de introdução alimentar sob a perspectiva da fonoaudiologiaArtigo / TCCFONOAUDIOLOGIA