Drigo, Maria OgéciaUniversidade de Sorocaba2025-10-032025-10-03https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/2151Educação para a paz na interface com o ensino superior e o tema dessa pesquisa desenvolvida na linha de pesquisa Cotidiano escolar, práticas educacionais e formação de professores, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. A pesquisa busca responder à questão: como Diretrizes Curriculares Nacionais – Cursos de Graduação propõem uma educação para a paz envolvendo transformação e transcendência de conflitos? Para tanto, o objetivo geral é compreender como a cultura da paz e a educação para a paz pode ser construída na educação superior e envolver a transformação ou a transcendência de conflitos, enquanto identificar a relação entre esses conceitos e suas transformações; avaliar como as Diretrizes Curriculares Nacionais de cursos de graduação propõem uma educação para a paz e dar sugestões para encorpar uma proposta para a educação para a paz no ensino superior agregando a transformação ou a transcendência de conflitos são os objetivos específicos. Trata-se de uma abordagem qualitativa que se valerá de análise documental envolvendo os seguintes documentos: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Plano Nacional de Educação (PNE), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação em Educação, Direito, Ciências Políticas e Relações Internacionais. O referencial teórico para a cultura da paz e educação para a paz envolve, principalmente, Bobbio, Galtung, Jares, Salles Filho e Guimarães, enquanto Galtung e Lederach fundamentam a transformação de conflitos. Entre os resultados destacamos que as Diretrizes Nacionais de Cursos Superiores (DCNs), para a formação de profissionais de Educação, de Direito, Ciências Políticas e Relações Internacionais sinalizam que as recomendações da Unesco e da ONU, para a inserção da Educação para a Paz como disciplina obrigatória na educação formal, como conteúdo específico da Educação para a Cidadania Global - juntamente com a Educação pelos Direitos Humanos-, não foram, de modo geral, incorporadas, bem como não abordam transformação e transcendência de conflitos. A pesquisa é relevante por contribuir para refletir sobre a educação para a paz no ensino superior, bem como para a construção de ambientes que propiciem a construção da cultura de paz e a convivência com diferentes.Peace education at the interface with higher education is the subject of this research, which is being developed in the line of research School life, educational practices and teacher training, in the Postgraduate Program in Education at the University of Sorocaba. The research seeks to answer the question: how do the National Curriculum Guidelines - Undergraduate Courses propose peace education involving the transformation and transcendence of conflicts? To this end, the general objective is to understand how the culture of peace and education for peace can be built in higher education and involve the transformation or transcendence of conflicts, while identifying the relationship between these concepts and their transformations; to evaluate how the National Curricular Guidelines for undergraduate courses propose an education for peace and to give suggestions to encourage a proposal for education for peace in higher education adding the transformation or transcendence of conflicts are the specific objectives.This is a qualitative approach that will use documentary analysis involving the following documents: National Education Guidelines and Bases Law (LDB), National Education Plan (PNE), National Common Curricular Base (BNCC), National Curricular Parameters (PCNs) and National Curricular Guidelines for undergraduate courses in Education, Law, Political Science and International Relations. The theoretical framework for the culture of peace and peace education mainly involves Bobbio, Galtung, Jares, Salles Filho and Guimarães, while Galtung and Lederach underpin conflict transformation. Among the results, we highlight the fact that the National Guidelines for Higher Education Courses for the training of professionals in Education, Law, Political Science and International Relations indicate that the Unesco and ONU recommendations for the inclusion of Peace Education as a compulsory subject in formal education, as specific content of Education for Global Citizenship - together with Human Rights Education - have not been fully incorporated, nor do they address conflict transformation and transcendence. The research is relevant because it contributes to reflecting on peace education in higher education, as well as to building environments that foster the construction of a culture of peace and coexistence with different people.Ensino superiorPazConflito - Finalidades e objetivosEducação (Superior)AdministraçãoEducação para a paz no ensino superior: da resolução para a transformação e transcendência de conflitosTese