Martinez, MonicaSchian, Rodolfo MedeirosSchian, Rodolfo Medeiros2023-05-092023-05-092020https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/966Este estudo aborda a imagem fotojornalística em perspectiva transdisciplinar, dialogando com as áreas da história, geografia, sociologia, antropologia e política. Seu objetivo é o de propor a análise crítica da fotografia como objeto dotado de informações e significações, sendo um artefato histórico, científico e memorialístico. Neste percurso iremos tangenciar as questões: Toda a sociedade é um grande Espetáculo, vivemos em um mundo fabricado através de imagens? Como ir além da sociedade do espetáculo? Como as imagens fotográficas são utilizadas na sociedade contemporânea? Compreendendo a fotografia como um fenômeno social e cultural. No plano epistemológico, pontua a utilização da fotografia como ferramenta/técnica que permite a produção de conhecimento na vida cotidiana. Do ponto de vista teórico fundamenta-se em três eixos: o primeiro é a compreensão da imagem fotográfica como meio (BELTING, 2014); o segundo baseia-se na compreensão da fotografia como um fenômeno social (MARTINS, 2008); finalmente, ancora-se na utilização espetacular das imagens fotográficas (DEBORD, 1977). O método de análise empregado foi a abordagem heurística e fenomenológica de Boris Kossoy (2001/2009), com o intuito de 1) demonstrar as noções de primeira e segunda realidades; 2) ressaltar os aspectos memorialísticos e como artefato histórico e científico da fotografia. O corpus do trabalho consiste na fotografia intitulada “O encontro solene fúnebre das duas bandeiras”. Ela foi selecionada a partir da triagem de 92 imagens feitas pela fotojornalista cubana Irene Perez sobre Fidel Castro (1926-2016) e de um banco de dados de 83 fotografias de Fidel Castro e 237 fotografias sobre Nelson Mandela (1918-2013) – ambas registrando as imagens fúnebres e relacionadas, tendo como assunto as homenagens realizadas pela população para estes líderes políticos. Os resultados da análise demonstram que o nível da primeira realidade mostra a captação aparentemente objetiva do funeral, isto é, o registro histórico do objeto/assunto. Já o nível da segunda realidade, simbólica e, portanto, subjetiva, evidencia a percepção de que existem múltiplas significações ligadas a percepção imagética, que no caso são ideológicas. Pesquisas futuras poderão investigar a possibilidade de apreensão de uma terceira realidade, que transcenda a espetacularização das imagens fotográficas e da própria sociedade do espetáculo.This study addresses the photojournalistic image in a transdisciplinary perspective, conversing with the areas of history, geography, sociology, anthropology and politics. Its objective is to propose the critical analysis of photography as an object endowed with information and meaning, being a historical, scientific and memorialistic artifact. In this journey, we will touch on the questions: The whole society is a great show, do we live in a world manufactured through images? How to go beyond the society of the spectacle? How are photographic images used in contemporary society? Understanding photography as a social and cultural phenomenon. At the epistemological level, the use of photography as a tool / technique that allows the use of knowledge in everyday life is highlighted. From a theoretical point of view it is based on three axes: the first is the understanding of the photographic image as a means (BELTING, 2014); the second is based on the understanding of photography as a social phenomenon (MARTINS, 2008); finally, it is anchored in the spectacular use of photographic images (DEBORD, 1977). The method of analysis employed was the heuristic and phenomenological approach of Boris Kossoy (2001/2009), with the aim of 1) demonstrating the notions of first and second realities; 2) to highlight the memorialistic aspects and as a historical and scientific artifact of photography. The corpus of the work consists of the photograph entitled “The solemn funeral meeting of the two flags”. It was selected from the screening of 92 images taken by Cuban photojournalist Irene Perez about Fidel Castro (1926-2016) and a database of 83 photographs of Fidel Castro and 237 photos of Nelson Mandela (1918-2013) - both of which recorded funeral and related images, with the subject of tributes made by the population to these political leaders. The results of the analysis show that the level of the first reality shows the apparently objective capture of the funeral, that is, the historical record of the object / subject. The level of the second reality, which is symbolic and therefore subjective, shows the perception that there are multiple meanings linked to imagery perception, which in this case are ideological. Future research may investigate the possibility of apprehending a third reality, which transcends the spectacularization of photographic images and the spectacle society itself.FotojornalismoFotografia - Aspectos sociaisComunicação de massa - Aspectos sociaisFotojornalismo: as representações de morte de Fidel e Mandela para além da noção de sociedade do espetáculoDissertação