Bonvino, Marco Aurélio SerafimSilva, Adriane Moraes daSilva, Adriane Moraes daMartins, Tainá Romão MartinsMartins, Tainá Romão Martins2023-04-272023-04-272022https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/122Introdução: A paralisia cerebral (PC) é caracterizada por desordens no desenvolvimento motor de forma não progressiva e mutável, ocasionadas por lesão cerebral primária. Há uma grande variação entre as manifestações clínicas da PC, sendo uma das principais características o comprometimento da marcha, dado que, uma em cada quatro crianças com paralisia cerebral não adquire a capacidade de andar. A Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) é uma técnica não invasiva de estimulação cerebral, de forma que seu uso pode promover a modulação da excitabilidade do córtex cerebral e quando associado ao treino de marcha em esteira em crianças com paralisia cerebral, pode potencializar ganhos neuroplásticos, dessa forma, a ETCC pode trazer grandes ganhos com o treino motor em crianças com PC. Objetivo: Sintetizar o que há de evidências acerca dos efeitos da ETCC na marcha de crianças com PC. Método: Trata-se de uma revisão sistemática, cujas buscas foram realizadas entre agosto e setembro de 2022, nas bases de dados MEDLINE via PubMed e PEDro, selecionando artigos publicados nos últimos 10 anos e que fossem em inglês. Seguindo os critérios de elegibilidade foram incluídos ensaios clínicos controlados randomizados. Resultados: Foram identificados 21 artigos, sendo 5 incluídos nesta revisão. Todos associavam o treino de marcha com a ETCC. Os autores ressaltam que a ETCC pode ser uma grande ferramenta para a reabilitação neurológica para a otimização dos treinos motores, por potencializar o papel de controle motor e aprendizagem. Conclusão: A literatura existente comprova que a combinação de ETCC com fisioterapia melhora o equilíbrio externo, a mobilidade e a funcionalidade da criança com PC. Isso pode ser feito através da implementação de treinamento de marcha e terapia de movimento em terapia virtual. No entanto, pesquisas adicionais são necessárias devido aos poucos estudos que foram encontrados sobre a temática.Introduction: Cerebral palsy (CP) is characterized by disorders in motor development in a non-progressive and changeable way, caused by a primary brain lesion. There is a great variation between the clinical manifestations of CP, one of the main characteristics being gait impairment, given that one in four children with cerebral palsy cannot walk. Transcranial direct current stimulation (tDCS) is a non-invasive brain stimulation technique, and its use can promote modulation of cerebral cortex excitability and, when associated with treadmill gait training in children with cerebral palsy, can enhance gains neuroplastics, therefore, tDCS can bring great gains with motor training in children with CP. Objective: To synthesize what there is evidence about the effects of tDCS on the gait of children with CP. Method: This is a systematic review, whose searches were carried out between August and September 2022, in the MEDLINE databases via PubMed and PEDro, selecting articles published in the last 10 years and that were in English. Following the eligibility criteria, randomized controlled trials were included. Results: 21 articles were identified, 5 of which were included in this review. All associated gait training with tDCS. The authors emphasize that tDCS can be a great tool for neurological rehabilitation for the optimization of motor training, as it enhances the role of motor control and learning. Conclusion: The existing literature proves that the combination of tDCS with physical therapy improves the external balance, mobility and functionality of children with CP. This can be done by implementing gait training and movement therapy in virtual therapy. However, additional research is necessary due to the few studies that were found on the subject.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilFisioterapia - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCOs efeitos do treino de marcha em crianças com paralisia cerebral associado ao uso da estimulação transcraniana por corrente contínua: uma revisão sistemáticaMonografia / TCC