Pimenta, Maria Alzira de AlmeidaMartins, Marinete AparecidaMartins, Marinete Aparecida2024-09-052024-09-052023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1645https://doi.org/10.22482/dspace/251Esta tese tem como tema a educação em valores e foi construída a partir da participação no Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação – GPESTI e vinculação ao projeto Verdade e ética nas redes sociais: percepções e influências educacionais em jovens usuários do Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Seu principal objetivo foi verificar quais as percepções de valores éticos e morais que os estudantes de disciplinas na modalidade EaD, dos cursos presenciais da Universidade de Sorocaba, têm sob a égide das quatro éticas de Josep Puig. A relevância desta pesquisa está na necessidade de se conhecer as percepções de estudantes sobre a educação em valores uma vez que ela oferece suporte para o respeito a normas, comportamentos, ações e condutas responsáveis que, quando implementados, facilitam a vida da sociedade e dos cidadãos. A metodologia envolveu levantamento bibliográfico e estudo de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Para a coleta de dados foi aplicado, aos participantes da pesquisa, no segundo semestre de 2020, um formulário online com oito situações-problema e quatro questões abertas. A análise quantitativa envolveu análise fatorial exploratória, análise fatorial confirmatória e coeficiente de alfa de Cronbach, das situaçõesproblema, que foram apresentadas na escala tipo Likert, com quatro gradações; e as questões abertas foram analisadas à luz do paradigma indiciário, que permitiu identificar os indícios (categorias amplas e relevantes) sobre a questão estudada. As categorias de análise tiveram como sustentação as quatro éticas para aprender a viver: 1) aprender a ser: auto-ética; 2) aprender a conviver: alter-ética; 3) aprender a participar: socioética e 4) aprender a habitar o mundo: ecoética; o movimento indissociável que ocorre por meio da educação: humanização, socialização e singularização de Charlot e o duplo movimento de socialização e individuação de Goergen. Após as análises quantitativas é possível concluir que: a) os estudantes examinam o passado, o presente, o futuro e o resultado que suas ações terão, para si e para o próximo, quando decidem o que é certo ou errado, nas instâncias pessoal e acadêmica; b) eles compreendem a importância da participação no sistema democrático e a relevância da responsabilidade social, como cidadãos cívicos e ativos na sociedade democrática; e c) os estudantes entendem que a preservação da vida e das gerações futuras é decorrente da preservação do meio ambiente e de ações pessoais éticas e cidadãs.This thesis has as its theme education in values and was built from the participation in the Research Group on Higher Education, Technology, and Innovation - GPESTI and linkage to the project Truth and ethics in social networks: educational perceptions and influences on young users of Facebook, Twitter, Instagram and Youtube. Its main objective was to verify which perceptions of ethical and moral values that students of disciplines in the Distance Learning modality, of face-to-face courses at the University of Sorocaba, have under the aegis of Josep Puig's four ethics. The relevance of this research lies in the need to know the perceptions of students about education in values, since it supports respect for norms, behaviors, actions, and responsible conduct that, when implemented, make life easier for society and citizens. The methodology involved bibliographic survey and field study, with a quantitative and qualitative approach. For data collection, an online form with eight problem situations and four open questions was applied to the research participants in the second semester of 2020. Quantitative analysis involved exploratory factor analysis, confirmatory factor analysis and Cronbach's alpha coefficient of problem situations, which were presented on a Likert-type scale, with four gradations; and the open questions were analyzed in the light of the evidentiary paradigm, which allowed identifying the evidence (broad and relevant categories) about the studied question. The categories of analysis were supported by the four ethics for learning to live: 1) learning to be: self-ethics; 2) learning to live together: alter-ethics; 3) learning to participate: socioethics and 4) learning to inhabit the world: ecoethics; the inseparable movement that occurs through education: Charlot's humanization, socialization and singularization and Goergen's double movement of socialization and individuation. After the quantitative analysis, it is possible to conclude that: a) students examine the past, present, future and the result that their actions will have, for themselves and for others, when they decide what is right or wrong, personally and academically; b) they understand the importance of participation in the democratic system and the relevance of social responsibility, as civic and active citizens in democratic society; and c) the students understand that the preservation of life and of future generations is a result of the preservation of the environment and of personal ethical and citizen actions.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEnsino superiorEnsino a distânciaEducação - FilosofiaValoresPuig, Josep Ma. (Josep Maria), 1951- - Crítica e interpretaçãoEducação em valores na EAD: das percepções dos estudantes às diretrizes institucionaisTeseCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação