Garcia, Rafael ErasMegid, LuísaMegid, LuísaSimões, Nicole Maria da SilvaSimões, Nicole Maria da Silva2023-09-112023-09-112023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1201https://doi.org/10.22482/dspace/38INTRODUÇÃO: O presente estudo discute a importância da autonomia e independência na vida da pessoa com Síndrome de Williams-Beuren (SWB), sobretudo na fase de transição da infância para a adolescência. Discorre sobre as características evidentes na síndrome, o contexto perante a inserção no mercado de trabalho, a contribuição da terapia ocupacional neste contexto no que diz respeito aos papéis ocupacionais na vida escolar e social, a partir do reconhecimento de suas potencialidades a fim de ressignificar e readaptar seu cotidiano. MÉTODO: Para este relato foi utilizado um estudo de caso desenvolvido no componente curricular de Terapia Ocupacional na Saúde do Trabalhador no primeiro semestre de 2022. Desenvolveu-se uma entrevista qualitativa descritiva e com base em um roteiro próprio de anamnese visou coletar informações relativas à identificação pessoal da jovem, seu conhecimento do trabalho, suas respectivas funções e avaliar os aspectos psicomotores. RESULTADOS: Participaram desse estudo uma mãe e sua filha de 14 anos com SWB, cuja jovem está vivenciando o momento de transição e inserção no mercado de trabalho como jovem aprendiz em uma microempresa familiar. DISCUSSÃO: Partindo dos objetos de avaliação, observou-se as possíveis intervenções da terapia ocupacional no contexto da vida cotidiana das participantes, com influência positiva nos aspectos abordados. CONCLUSÃO: Os déficits impostos por uma síndrome rara não impedem a promoção da participação social e inserção sociocultural. Destaca-se a complexidade que existe no cuidado da jovem no que se refere principalmente ao contexto escolar, os impactos psíquicos subjetivos provocados e as implicações que reverberam nas relações familiares.INTRODUCTION: The present study discusses the importance of autonomy and independence in the life of people with Williams-Beuren Syndrome (WBS), especially in the transition phase from childhood to adolescence. It discusses the characteristics evident in the syndrome, the context before the insertion in the labor market, the contribution of occupational therapy in this context with regard to occupational roles in school and social life, from the recognition of their potentialities in order to resignify and readapt their daily lives. METHOD: For this report, we used a case study developed in the curricular component of Occupational Therapy in Occupational Health in the first semester of 2022. A descriptive qualitative interview was developed and based on a script of anamnesis aimed at collecting information related to the personal identification of the young woman, her knowledge of the work, their respective functions and evaluate the psychomotor aspects. RESULTS: A mother and her 14- year-old daughter with WBS participated in this study, whose young woman is experiencing the moment of transition and insertion in the labor market as a young apprentice in a family microenterprise. DISCUSSION: Starting from the objects of evaluation, it was observed the possible interventions of occupational therapy in the context of the daily life of the participants, with a positive influence on the aspects addressed. CONCLUSION: The deficits imposed by a rare syndrome do not prevent the promotion of social participation and sociocultural insertion. The complexity that exists in the care of the young woman is highlighted, especially with regard to the school context, the subjective psychic impacts provoked and the implications that reverberate in family relationships.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilTerapia Ocupacional - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCAtuação da terapia ocupacional na síndrome de Williams-Beuren: relato de casoMonografia / TCC