Cammarano González, Jorge LuísSilva, Fátima AparecidaSilva, Fátima Aparecida2023-05-092023-05-092005https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/290O presente trabalho vincula-se à linha de pesquisa: Conhecimento e Cotidiano Escolar e tem por objetivo investigar as concepções produzidas como expressão da comemoração do 13 de Maio, no âmbito da instituição escolar e do movimento negro, aqui representado pela Frente Negra Brasileira de Sorocaba, na década de 30 do Século passado. Trata-se de pesquisa documental e bibliográfica que busca compreender as múltiplas dimensões do referido processo. Nesse sentido a contextualização do problema exigiu uma breve retrospectiva histórica e sociológica da instituição escolar e do movimento Frente Negra Brasileira de Sorocaba, em 1930. Outra questão que examinamos para atingir o objetivo da pesquisa é o processo de apropriação ideológica da história da Abolição, representada pela data 13 de Maio. Este processo de apropriação revela uma disputa pela memória histórica, travada entre a população negra e o movimento da Frente Negra Brasileira de Sorocaba e a intervenção do Estado, representado pelo governo de Getúlio Vargas. Comparando as representações do 13 de Maio nas instituições escolares e na Frente Negra Brasileira de Sorocaba, percebemos algumas diferenças. Nas comemorações do movimento negro, apesar de haver referências aos abolicionistas, o movimento considerava que a libertação da população negra deveria ser complementada pelo acesso à educação. Neste sentido a data do 13 de Maio, é, para o movimento social negro, um momento de luta, protesto, reivindicações. Já em relação à apropriação da memória do 13 de Maio, nas instituições escolares, a data não foi comemorada com destaque, já que foi retirada do calendário nacional e escolar pelo governo de Getulio Vargas. Entretanto, cabe destacar que a ação do Estado, está marcada pela ideologia que transfere a memória da abolição para ação dos setores sociais dominantes. Nas ações do Estado, há um incentivo pelas comemorações dessa memória oficial, nas escolas, para o fortalecimento da brasilidade e/ou da nacionalidade, representadas, por exemplo, nas figuras da Princesa Isabel, Dom Pedro I e Duque de Caxias. A memória dos 13 de Maio de 1888 como referência à abolição dos escravos no Brasil, é disputada ao longo da história, e neste sentido revelou ser um importante objeto de pesquisa.This paper is linked to the research line: School Knowledge and its Everyday, and aims to investigate the conceptions derived from the celebration of May 13th (Slavery Abolition Day) in the scope of both the school institution and the Negro movement, herein represented by the "Frente Negra Brasileira de Sorocaba" (Brazilian Negro Front in Sorocaba), in last century's thirties (1930s). Mrs. Ondina Seabra's statements were taken as reference along this research for her being black, a teacher and having participated together with her mother and siblings in the "Frente Negra Brasileira de Sorocaba" events. This paper relates to both a documentary and bibliographical research, which seeks to understand the multiple dimensions of the research process. Therein, contextualizing the issue required a brief historical and sociological retrospective of the school institution as well as the "Frente Negra Brasileira de Sorocaba" movement in 1930. In order to fulfill the targets of the research, another issue was examined, that is, the process of ideological appropriation of the Abolition history, represented by the date May 13th. This appropriation process reveals a dispute for the historical memory between the black population and the "Frente Negra Brasileira de Sorocaba" , with the State intervention represented by the government of Getulio Vargas. By comparing the May 13th civic presentations at the school institutions and at the "Frente Negra Brasileira de Sorocaba", a few differences were noticed. In their celebrations, despite the mention of the abolitionists, the Negro movement considered that the freeing of the black population should be complemented by means of access to education. Therefore, May 13th is for the Negro social movement a moment of fight, protest and claims. Regarding the appropriation of the May 13th memory, though, the date was not celebrated with distinction in schools, once it had been removed from both the national and school calendars by the government of Getulio Vargas. However, it is worth mentioning that the State action is marked by the ideology, which transfers the Abolition memory to the ruling social class actions. In the State actions, these kinds of celebrations are encouraged, aiming the strengthening of the essential nature of the Brazilian people and/or native, represented, for example, by the figures of Princess Isabel, Prince Dom Pedro I and Duke of Caxias. The memory of May 13th , 1888, as a reference to the slavery abolition in Brazil, is disputed along History, and therefore, has proved to be an important object of research.Escravidão - História - Sorocaba (SP)Negros - Movimentos sociaisNegros - EducaçãoEscola, movimento negro e memória: o 13 de maio em Sorocaba - 1930Dissertação