Bonvino, Marco Aurélio SerafimCamargo, Ana Paula OliveiraCamargo, Ana Paula OliveiraCosta, Fernanda Molletta MartinsCosta, Fernanda Molletta MartinsCamargo, Jéssica Lauren deCamargo, Jéssica Lauren de2024-05-242024-05-242023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1450https://doi.org/10.22482/dspace/147Introdução: O Transtorno Espectro Autista (TEA) é um transtorno no desenvolvimento neurológico, tendo como características a presença de comportamento repetitivo ou restrito, dificuldade na vida social e na comunicação. Podendo ser classificado em vários graus, o TEA se manifesta de forma diferente em cada indivíduo, trazendo em grande parte dos casos, alterações motoras, assim como comportamentais. A fisioterapia por meio da eletroestimulação transcraniana por corrente contínua tem o importante papel de amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Objetivo: Sintetizar por meio de uma revisão sistemática da literatura, os efeitos da eletroestimulação transcraniana por corrente contínua nos sintomas motores e comportamentais, de crianças e adolescentes com TEA. Métodos: O estudo trata-se de uma revisão sistemática, cuja busca foi realizada nas bases de dados PubMed, LILACS e Cochrane, em Agosto de 2023. A pesquisa resultou em 343 artigos nos idiomas inglês e português, gratuitos, ensaios clínicos publicados nos últimos 5 anos e os descritores utilizados foram: Eletroestimulação Transcraniana por Corrente Contínua, Autismo e Crianças e Adolescente. Resultados: Após a exclusão por data, duplicata, título e leitura de resumo, 3 estudos foram incluídos nesta revisão. Os três artigos selecionados não apresentaram efeitos adversos e demonstraram que a eletroestimulação transcraniana por corrente contínua em crianças com autismo, apresentou melhoras no âmbito motor e comportamental/social após três meses de intervenção. Conclusão: A eletroestimulação transcraniana por corrente contínua apresentou resultados significativos para a melhora dos sintomas nos aspectos motores, sociais e na qualidade de vida das crianças e adolescentes com TEA.Introduction: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a disorder without neurological development, characterized by the presence of repetitive or restricted behavior, difficulty in social life and communication. Can be classified into various degrees, ASD manifests itself differently in each individual, bringing in most cases motor and behavioral changes. Physiotherapy using transcranial direct current electrical stimulation has the important role of alleviating symptoms and improving the quality of life of these patients. Objective: To synthesize, through a systematic review of the literature, the effects of transcranial direct current electrical stimulation on motor and behavioral symptoms in children and adolescents with ASD. Methods: The study is a systematic review, whose search was carried out in the PubMed, LILACS and Cochrane databases, in August 2023. The search was carried out in 343 articles in English and Portuguese, free of charge, clinical trials published in the last 5 years and the descriptors used were: Transcranial Direct Current Electrostimulation, Autism and Children and Adolescents. Results: After exclusion by data, duplicates, title and abstract reading, 3 studies were included in this review. The three selected articles did not present adverse effects and resulted in transcranial direct current electrical stimulation in children with autism showing improvements in motor and behavioral/social aspects after three months of intervention. Conclusion: Transcranial direct current electrical stimulation showed significant results in improving symptoms in motor, social aspects and quality of life in children and adolescents with ASD.Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 BrazilFisioterapia - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCOs efeitos do uso da eletroestimulação transcraniana por corrente contínua em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista: revisão sistemáticaMonografia / TCC