Aranha, NorbertoFerreira, Gustavo Giancoli MartinsFerreira, Gustavo Giancoli Martins2025-04-232025-04-232024https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1865https://doi.org/10.22482/dspace/397Com as grandes evoluções tecnológicas e a utilização de Inteligência artificial surgem novas ideologias e conceitos, sendo comum em muitas delas um objetivo único, melhorar a qualidade de vida do ser humano. Instituições financeiras têm utilizado a IA como forma de aplicar estratégias para conquistar e manter a fidelidade do cliente, muitas vezes se baseando como foco a satisfação do cliente. Por outro lado, levanta-se a questão se estratégias de IA utilizadas estão melhorando a qualidade de vida do cliente; se ocasionarão problemas financeiros futuros, e como a instituição pode auxiliar um cliente com problemas existentes, de modo a agir oferecendo produtos financeiros que auxiliem em seu cotidiano. Neste contexto, foi desenvolvido um aplicativo colaborativo capaz de auxiliar na tomada de decisão sobre a escolha do produto financeiro entre instituições financeiras com ênfase no financiamento imobiliária. Por meio de regras e modelos de arvore de decisão de inteligência artificial com base nos parâmetros de entrada do usuário o aplicativo é capaz de gerar insights, como, entrada ideal, imóvel ideal e risco de inadimplência, assim como sugestões para melhorar sua saúde financeira antes de adquirir o produto financeiro. Deste modo, o aplicativo apresentou esclarecimentos para o cliente na tomada de decisão e quais fatores podem prejudicar sua saúde financeira, os modelos de árvore de decisão apresentaram resultados favoráveis de acurácia, por outro lado as instituições podem desenvolver estratégias tecnológicas com foco em apoiar a melhor decisão para a situação financeira do cliente, assim como, evitar situações em que prejudica a qualidade de vida dos seus clientes.With significant technological advancements and the rise of artificial intelligence, new ideologies and concepts have emerged, many of which share a common goal: improving the quality of human life. Financial institutions have been leveraging AI to implement strategies aimed at gaining and maintaining customer loyalty, often focusing on customer satisfaction. However, this raises questions about whether AI-driven strategies are truly enhancing the quality of life for customers, whether they might lead to future financial issues, and how institutions can assist customers facing existing problems by offering financial products that support their daily lives. In this context, a collaborative application was developed to assist in decision-making regarding the selection of financial products across institutions, with a particular emphasis on mortgage financing. Using decision tree rules and models based on user input parameters, the application can generate insights such as the ideal down payment, the most suitable property, and the risk of default, as well as offer suggestions for improving financial health before acquiring a financial product. This way, the application provides clarity for customers in their decision-making process and identifies factors that may harm their financial well-being. While the decision tree models demonstrated favorable accuracy, financial institutions can develop technological strategies focused on supporting the best decision for the customer's financial situation, while also avoiding scenarios that could negatively impact the quality of life of their clients.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilFinanças - Inovações tecnológicasInteligência artificialTecnologia da informaçãoSoftware - DesenvolvimentoInterface de programas aplicativos (Software)Desenvolvimento de aplicativo para análise financeira utilizando inteligência artificialDissertaçãoCiências Exatas e da Terra::Tecnologia