Nogueira, Eliete JussaraGonçalves, Juliana de Souza e AbreuGonçalves, Juliana de Souza e Abreu2023-05-092023-05-092014https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/641Esta pesquisa tem como objetivo compreender o cotidiano escolar, mais especificamente as aulas de educação física em um CIEP (Centro Integrado de Educação Pública), localizado na região da Baixada Fluminense, no município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Com a hipótese que as práticas pedagógicas de aulas de educação física, são práticas de resistências, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, que relatou experiências que mostraram o modo como os professores reagem aos acontecimentos relacionados à falta de materiais, estrutura física, relações de poder entre outras situações cotidianas. Foram realizadas entrevistas com dois professores de educação física do CIEP, registro de campo e observações, além de narrativas de minhas memórias como professora do CIEP. Nas análises de conteúdos, foram elaboradas categorias que relacionaram a percepção sobre a experiência docente e as experiências de resistências e criações. Os resultados apontam para situações em que os professores de educação física pesquisados realizam práticas de resistência com criatividade, em meio a dificuldades socioeconômicas e políticas nas quais a escola está inserida, possibilitando assim, outra maneira de viver o espaço escolar e as relações ali produzidas.Esta investigación tiene como objetivo comprender la vida escolar cotidiana, más específicamente en las clases de educación física en un CIEP (Centro Integrado de Educación Pública), que se encuentra en la Baixada Fluminense, en el municipio de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Con la hipótesis de que las prácticas pedagógicas en clases de educación física, son prácticas de resistencia, fue desarrollada una investigación cualitativa, que informó experiencias que mostraban cómo los profesores reaccionan a los eventos relacionados con la falta de materiales, estructura física, relaciones de poder entre otras situaciones cotidianas. Se llevaron a cabo entrevistas con dos maestros de educación física del CIEP, registro de campo y observaciones, además de narraciones de mis recuerdos como una maestra del CIEP. En el análisis de contenido, se prepararon categorías relacionadas con la percepción de la experiencia en la enseñanza y las experiencias de resistencia y creaciones. Los resultados apuntan a situaciones que los profesores de educación física pesquisados realizan prácticas de resistencia con creatividad, en medio de las dificultades socioeconómicas y políticas en las que la escuela forma parte, lo que permite otra manera de vivir el ambiente de la escuela y las relaciones que allí se producen.Educação física (Ensino fundamental) - Estudo e ensinoPrática de ensinoProfessores de educação físicaResistências e criações no cotidiano escolar: relatos de experiências de professores na educação físicaDissertação