Alpes, Matheus FrancoyCarvalho, Ana Beatriz Pinto deCarvalho, Ana Beatriz Pinto deSoares, Fabiane da SilvaSoares, Fabiane da Silva2023-09-062023-09-062023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1193https://doi.org/10.22482/dspace/31Introdução: A Universidade tem atualmente o papel de auxiliar os alunos para que tenham uma opinião formulada e crítica diante de sua realidade social. É notório o impacto negativo da violência em diferentes contextos e na Universidade a sua ocorrência pode afetar diretamente o desempenho acadêmico, a adaptação e a permanência estudantil das vítimas. Objetivo: Investigar a percepção de graduandos do curso de Fonoaudiologia de uma Universidade privada do Estado de São Paulo sobre a ocorrência de violência universitária. Método: Participaram 51 estudantes que responderam a uma escala estruturada com 22 afirmativas sobre situações de violência no ambiente universitário com uma Escala Likert de 4 pontos (1 – nunca; 2 – raramente; 3- às vezes; e 4 – sempre). Os resultados foram analisados, adotando medidas de frequência simples para a identificação das categorias de respostas. Resultados: Foram identificados diferentes tipos de ocorrência de violência, referente a relação estudante-estudante e estudante-professor, principalmente envolvendo questões de machismo e desempenho acadêmico. Conclusão: A partir das percepções dos estudantes, foi possível observar que os participantes reconhecem a presença de violência no ambiente universitário.Introduction: The University currently has the role of helping students to have a formulated and critical opinion in the face of their social reality. The negative impact of violence in different contexts is notorious and at the University its occurrence can directly affect the academic performance, adaptation and student permanence of the victims. Purpose: To investigate the perception of undergraduate students of the Speech, Language and Hearing Sciences course at a Private University in the State of São Paulo about the occurrence of university violence. Method: 51 students participated who responded to a structured scale with 22 statements about situations of violence in the university environment with a 4-point Likert Scale (1 - never; 2 - expected; 3 - sometimes; and 4 - always). The results were analyzed, adopting simple frequency measures to identify the response categories. Results: Different types of violence were identified, referring to student-student and student-teacher relationships, mainly involving sexism and academic performance. Conclusion: From the students' registrations, it was possible to observe that the participants recognize the presence of violence in the university environment.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilFonoaudiologia - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCPercepções de estudantes de fonoaudiologia sobre a ocorrência de violência universitáriaArtigo / TCC