Britto, Luiz Percival LemeFlorenzano, Catharina Regina CamargoFlorenzano, Catharina Regina Camargo2023-05-092023-05-092004https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/209Neste trabalho, são abordadas e analisadas algumas situações de manifestação do pre- conceito lingüístico, em ambiente escolar, com a intenção de uma reflexão e conscientização sobre língua. As questões consideradas dizem respeito às variedades lingüísticas de prestígio, imposta pela escola como a única a ser reconhecida e a fala da comunidade, vista com discri- minação e desprezo, o que transforma esse ambiente que deveria ser de convivência fraternal ou pacífica, em uma arena no choque de opiniões, adotadas sem exame e impostas somente pelo meio, pela "educação". Na divergência de ótica e de perspectiva está a origem do pre- conceito, com os males todos que ele representa e concretiza, às vezes de maneira sutil, quase imperceptível: muitas vezes exercido como tentativa de ajudar as pessoas, hipoteticamente. fazendo um bem a elas. O registro desse raciocínio enfoca o preconceito lingüístico ao lado (emaranhado) do sócio-econômico, do meio social e independe, em muitos casos da vontade das pessoas. Essa idéia terrível do preconceito linguístico é mais perniciosa, pois barra ou esbarra valores humanos causando a desarmonia neste ambiente.In this work, we consider and analyze some questions about situation in witch we real- ize linguistic prejudice in school situation, with the intention of to promote language reflec- tion and awareness. The matter considered concerns on prestigious linguistic variant, imposed by school teaching as the only one to be admitted and the "real" community speech. The other variants, actually spoken by pupil and their relatives are view with despair, transforming the school ambient; witch should be of fraternal or pacific conviviality, in an arena of tough con- frontation of opinions and behavior. The main ideas and evaluation about language adopted by school teaching are imposed by "education", without reflection or compromise with the students' reality. In the divergent ways of view we found the prejudice origin, as well all the evils that this kind of teaching represents, some times in subtle manner, almost imperceptible, under the excuse that the intention is to help people, hypothetically doing some thing good for them. The registration of this argument focuses linguistic prejudice as a part of social preju- dice. The terrible defense of linguistic prejudice is pernicious, since it serves as a way of block higher human values, causing disharmony and pain.LingüísticaPreconceito linguísticoEducação escolarDiscriminação lingüística: um caso de escolaDissertação