Pinto, Rafael Angelo Bunhi2025-10-032025-10-032024https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/2154No Brasil, há duas concepções relacionadas ao esporte no âmbito da educação: o esporte escolar (ou esporte na escola) e o esporte educacional. A primeira, se relaciona à contribuição da escola para o preparo de estudantes habilidosos e formação de futuros atletas, enfatizando as competições esportivas escolares e regionais. Já a segunda, se refere à formação cidadã balizada nos princípios da inclusão, participação, cooperação, coeducação e corresponsabilidade. Nesse contexto, esta pesquisa, vinculada à linha Políticas, Gestão e História da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba, busca a compreensão sobre as políticas públicas de esporte educacional e escolar oferecidos pela Secretaria da Educação (SEDU) do Município de Sorocaba/SP aos Professores de Educação Física, da rede municipal de ensino, no período compreendido entre 2008 e 2023. Nesse período, a SEDU ofereceu projetos esportivos no contraturno escolar, em conformidade com a política pública estabelecida, mas observou-se variação significativa na adesão de professores aos projetos propostos. Assim, o objetivo geral deste estudo é investigar quais são os fatores que influenciam na adesão de Professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba/SP nas políticas públicas de esporte educacional e esporte escolar oferecidos pela Secretaria da Educação. No que tange à metodologia, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de análise documental das principais políticas públicas de esportes voltadas para o contexto escolar. Já quanto aos métodos, o estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de campo, utilizando questionário on-line como instrumento de coleta de dados. A análise de conteúdo foi utilizada como técnica de pesquisa, para a análise das respostas. O resultado do estudo demonstrou que, embora os professores de educação física reconheçam a importância das políticas públicas de esporte na escola, a implementação dessas políticas enfrenta diversos desafios. A escolha de modalidades esportivas, a participação em eventos e o aprimoramento em modalidades específicas são frequentemente mencionados como aspectos positivos. No entanto, a efetividade dessas políticas é comprometida por uma série de fatores, como a falta de recursos financeiros, a carência de formação continuada e a ausência de incentivos para a inclusão dos projetos na jornada de trabalho. Além disso, a burocracia excessiva, a falta de autonomia dos professores e a descontinuidade dos projetos devido a mudanças de governo são obstáculos que impactam significativamente a decisão do professor em aderir ou não a projetos educacionais esportivos oferecidos pela Secretaria da Educação.In Brazil, sports within the educational sphere can be viewed through two distinct lenses: school sports (or sports in schools) and educational sports. The former emphasize the development of students' athletic skills, often aimed at creating future athletes and focusing on competitions at school and regional levels. The latter, however, are based on fostering citizenship through principles like inclusion, participation, cooperation, co-education, and shared responsibility. In this context, this research, part of the Policies, Management, and History of Education field within the Graduate Program in Education at the University of Sorocaba, seeks to understand how these two approaches to sports are implemented within the public education system, specifically through the lens of public policies provided by the Department of Education (SEDU) of the Municipality of Sorocaba/SP to Physical Education Teachers of the municipal education system, during the period from 2008 to 2023. Over this period, SEDU offered sports projects during out-of-school hours based on these public policies. However, there was significant variation in teachers' participation in these projects. Thus, the general objective of this study is to identify the factors influencing the Physical Education teachers’ adherence to the municipal school system of Sorocaba as to the public policies on educational and school sports offered by the Department of Education. This research will employ qualitative methodology, conducting a document analysis of the key public policies aimed at the school context. As to methods, field research uses online questionnaires for data collection. The responses will be analyzed through content analysis. While physical education teachers acknowledge the value of public sports policies in schools, their implementation is hindered by various challenges. Positive aspects include the selection of sports, event participation, and specialized skill development. However, the lack of funding, inadequate training, and the absence of incentives to integrate projects into workloads limit their effectiveness. Furthermore, excessive bureaucracy, restricted teacher autonomy, and the discontinuation of projects due to government changes significantly affect teachers' willingness to participate in school sports programs offered by the Department of Education.Esportes escolares - Sorocaba (SP)Políticas públicasEsportesEducação física - Estudo e ensinoEducação e Estado - Sorocaba (SP)A adesão de professores de educação física às políticas públicas de esporte educacional e escolar na rede municipal de ensino de Sorocaba/SPDissertação