Schettino, Paulo B. C.Carlim, LeonardoCarlim, Leonardo2023-05-092023-05-092010https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/465O objetivo da pesquisa foi buscar respostas para a compreensão da utilização de uma ferramenta conhecida como vídeo institucional, sob a ótica das teorias da comunicação organizacional. Também promoveu uma reflexão sobre a intersecção entre comunicação organizacional e o audiovisual, oferecendo um ponto de vista que não possuísse a pretensão de encerrar estudos sobre o tema, mas, no entanto, servir de apoio para o aprofundamento de novas pesquisas. A metodologia utilizada neste trabalho parte da pesquisa exploratória, desenvolvida com o objetivo de proporcionar visão geral e abrangente sobre um tema pouco estudado e culmina com a análise do discurso encontrado em um vídeo institucional definido como objeto de pesquisa. No inicío, o trabalho apresenta referencial teórico acerca do entendimento da comunicação e de sua vertente nas organizações, além de estabelecer a relação com o contexto cultural, social e econômico. Encarar a comunicação organizacional sob um ponto de vista estratégico, dando ênfase ao seu planejamento, pode trazer resultados importantes à empresa, principalmente na construção de sua imagem institucional junto à comunidade e, consequentemente, a cultura onde está inserida. A seguir o foco da pesquisa se volta para o audiovisual enquanto discurso organizado, desde as primeiras experiências de imagem em movimento, passando pelo cinema, televisão e especificando-se numa alternativa com linguagem segmentada e dirigida. É apresentada então uma relação dos elementos mais importantes e expressivos encontrados na linguagem audiovisual: figuras de linguagem, utilização de planos e enquadramentos, a montagem e edição, os recursos sonoros e os grafismos e hibridismo proporcionados pela informatização e novas tecnologias. A intenção é oferecer embasamento suficiente para entendimento do vídeo institucional enquanto ferramenta para realização da comunicação organizacional, aliando forma e conteúdo, além das relações, influências e interferências a que está sujeito. Ao final encontram-se os resultados do estudo específico do objeto de pesquisa. Ao levar em conta a linguagem audiovisual, a pesquisa traz os resultados da análise feita com ênfase para a organização do discurso, forma e conteúdo da mensagem.The research aimed to find answers to the understanding of the use of a tool known as institutional video, from the perspective of theories of organizational communication. Also promoted a reflection on the intersection between organizational communication and audiovisual media, offering a viewpoint that had no intention of closing the studies on the subject, but nevertheless serve to support the further development of new research. The methodology used in this part of the exploratory work, developed with the goal of providing comprehensive overview and a little research and culminates with the analysis of discourse found in an institutional video, defined as research object. In the beginning, the work presents theoretical understanding about communication and its component organizations, and to establish the relationship with the cultural, social and economic development. Approaching organizational communication in a strategic point of view, focusing on planning, can bring significant results to the company, primarily in building its institutional image in the community and therefore the culture where it is located. Then the research focus turns to the audiovisual speech while organized from the earliest experiences of moving image, through film, television and specifying an alternative language with segmented and targeted. It then presented a list of the most important and expressive language found in the audiovisual sector: figures of speech, use of frameworks and plans, assembly and editing, graphics and sound capabilities and hybridity offered by computerization and new technologies. The intention is to provide sufficient foundation for understanding the institutional video as a tool for achievement of organizational communication, combining form and content, and relationships, influences and interferences that subject. At the end are the results of specific research subject. By taking into account the audiovisual language, the survey brings the results of analysis with emphasis on organization of speech, form and content of the message.Comunicação nas organizaçõesAdministração de empresas - ComunicaçãoCultura organizacionalVídeo institucional: o audiovisual na comunicação organizacionalDissertação