Oliveira, Édison Trombeta deMontoya, Bianca PetruceMontoya, Bianca Petruce2024-04-172024-04-172023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1374https://doi.org/10.22482/dspace/194A presente pesquisa foi desenvolvida no curso de Licenciatura em Dança da Universidade de Sorocaba (UNISO) por meio do Programa de Residência Pedagógica da CAPES. Como residente bolsista no programa, foram desenvolvidas práticas docentes na escola pública, a partir da Base Nacional Comum Curricular, por meio da Abordagem Triangular, de Ana Mae Barbosa, sendo ela composta por: a contextualização, apreciação e prática. Foi utilizada a metodologia da pesquisa ação com abordagem qualitativa na Escola Estadual Maria Helena Gazzi Bonadio, com os alunos do 6° ano do ensino fundamental – anos finais. A pesquisa teve como proposta, criação de vídeo com técnicas de Coreologia e criação coreográfica de dança. A proposta de apresentar os fatores de movimento, criação coreográfica tem como intuito de contribuir com o ensino de arte para no ensino fundamental – anos finais, levando o conhecimento sobre Coreologia para os alunos, aumentando o repertório de movimentos, promovendo expressividade, criatividade e também descontração dentro do ambiente escolar sem perder o foco no aprendizado. Resultando em observações de como a mídia é a maior influenciadora no repertório de movimentos, e o grande receio em movimentar o corpo dentro do ambiente escolar.This research was developed in the Dance Degree course at the University of Sorocaba (UNISO) through the CAPES Pedagogical Residency Program. As a scholarship resident in the program, teaching practices were developed in the public school, based on the National Common Curricular Base, through Ana Mae Barbosa's triangular approach, namely: contextualization, appreciation and practice. The methodology of action research with a qualitative approach was used at the Maria Helena Gazzi Bonadio State School, with students in the 6th year of elementary school – final years. The research proposed the creation of a video with choreography techniques and choreographic dance creation. The proposal to present the factors of movement, choreographic creation, aims to contribute to the teaching of art in elementary school - final years, bringing knowledge about Choreology to students, increasing the repertoire of movements, promoting expressiveness, creativity and also relaxation within the school environment without losing focus on learning. Resulting in observations such as the media being the biggest influencer on the repertoire of movements, and the great fear of moving the body within the school environment.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilDança - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCA influência da mídia em composições coreográficas dentro do ambiente escolarMonografia / TCC