Dias Sobrinho, JoséMoreira, GiseleMoreira, Gisele2023-05-092023-05-092010https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/479Esta dissertação consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre docência universitária e tem como objetivo investigar os problemas e as necessidades dos docentes de Medicina resultantes da reforma da educação médica. Defendemos a necessidade de programas de desenvolvimento docente permanentes e continuados como instrumento imprescindível para consolidar e avançar na transformação da educação e da prática médica. Na reflexão sobre docência em medicina consideramos tanto os retrocessos e impasses como as possibilidades de superação que a docência universitária e o ensino superior vivem, no contexto nacional e internacional. A revolução tecnológica, a reestruturação mundial do capitalismo e a influência de organismos internacionais nas políticas educacionais causaram inúmeras transformações na sociedade e na educação. No Brasil, a adoção da política de orientação neoliberal influenciou na elaboração da Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais que orientam a reforma em vigor e favorecem a expansão do ensino superior através da iniciativa privada. A complexidade da docência universitária relaciona-se com questões fundamentais da universidade como instituição social e da educação como bem público social originada do compromisso com a formação humana ampla, para a reflexão e a crítica da sociedade. As novas exigências da sociedade, a inovação tecnológica e a explosão epistêmica romperam com as formas tradicionais de ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. Procura-se superar antigas dicotomias entre teoria e prática e formação humanística ou tecnicista além de introduzir o paradigma da complexidade em substituição ao científico que caracterizou a modernidade. A educação médica busca ultrapassar o modelo biomédico flexneriano em direção ao paradigma da integralidade e para isso a participação e o envolvimento docente são fundamentais. No entanto, os docentes resistem em implantar as mudanças propostas. Para o enfrentamento dessa resistência há diversas experiências de programas de desenvolvimento docentes envolvendo diferentes tipos de atividades a serem consideradas e implantadas pelas escolas médicas, que já ultrapassaram a fase de inovação e implantação, visando envolver os docentes na consolidação da reforma curricular.This dissertation consists in a bibliographical research on the university teaching and it intends to investigate which are the problems and the needs of the Medical School faculty members resulting from the reform of medical education. This paper has aimed at supporting the need for ongoing and continued teacher development programs as an essential instrument to consolidate and to accelerate the transformation of the education and the medical practice. Considering that the teaching in medicine involves highlighting as the setbacks and the impasses as the possibilities of surpassing the way in which the university teaching and the higher education are in the national and international contexts. The technological revolution and the global restructuring of the capitalism in the eighties and the influence of international organisms upon educational policies have caused innumerable changes in the society and in the education. The adoption of neoliberal policy orientation in Brazil has influenced the elaboration of LDB and DCN which guided the reform of the existing higher education and the expansion of it through private enterprise. The complexity of the university teaching has been related to fundamental issues of the university as a social institution and to the education as a public good which perform their roles in the human formation as a whole, in the thinking and in the criticism of the society. The new demands of the society, the technological innovation and the epistemic explosion have broken with the traditional ways of teaching, learning, researching and assessing. It has been attempted to overcome old dichotomies between theory and practice, humanistic and technicist formation, education and work and to introduce the paradigm of the complexity in replacement of the scientific one which has characterized the modernity. It is essential in the medical education to transcend the Flexnerian biomedical model to get the paradigm of integrality, participation and commitment of the faculty members. There are several experiences of formation and development programs for the faculty members involving different types of activities which need to be considered and implemented by the medical schools which have been achieved the stage of innovation and implementation of the its curriculum reform.Educação médicaMedicina - Estudo e ensinoProfessores universitários - FormaçãoEnsino superiorImplicações da reforma da educação médica na formação do docente de medicinaDissertação