Drigo, Maria OgéciaDias, Alex Sandro BenettiDias, Alex Sandro Benetti2025-04-232025-04-232024https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1866https://doi.org/10.22482/dspace/398A publicidade social envolvendo a violência doméstica contra a mulher é o tema da pesquisa, que é guiada pela questão: como a publicidade social sobre a violência doméstica contra a mulher pode suscitar a piedade de modo extensivo a ponto de ser efetiva em relação à denúncia? Para demonstrar ou não a hipótese de que a publicidade social sobre a violência doméstica não contribui para incitar a denúncia, objetiva se, de modo amplo, compreender como a publicidade social pode incitar a denúncia e, de modo específico, explicitar estratégias para análise de publicidade social e averiguar o potencial de peças publicitárias selecionadas para provocar a denúncia. A metodologia envolve a seleção de uma amostra de interesse com peças de publicidade social sobre a violência doméstica contra a mulher, postas em circulação por órgãos governamentais, de 2019 a 2023, e a análise das mesmas aplicando-se estratégias advindas das ideias de Boltanski, que tratam da política da piedade e do sofrimento a distância, que são as seguintes: a) apresentar dados gerais e objetivos sobre as desafortunadas, no caso, as mulheres vítimas de violência doméstica; b) abranger a pluralidade de situações das desafortunadas, que devem ser reunidas tanto por sua singularidade quanto pelo que há de comum entre elas; c) apresentar imagem de corpos em sofrimento; d) não envolver figuras comunitárias e sim figuras singularizadas, sem cair em subqualificações; e) tornar claro o sofrimento ou os riscos que o denunciante pode enfrentar; f) suscitar emoções e g) não colocar o foco em pessoas como responsáveis pela constituição de uma comunidade de apoiadores. Aspectos da violência, abordados na perspectiva de Chauí; da mulher na sociedade brasileira, com Saffioti, bem como autores que tratam da publicidade social compõem a fundamentação teórica. Dentre os resultados, destacamos que três, entre as sete peças publicitárias da amostra atendem a quatro ou mais das sete estratégias mencionadas, o que permite inferir que menos da metade da amostra têm potencial para suscitar a piedade ou contribuir para que haja denúncia. A pesquisa, vinculada à linha de Pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos e ao Grupo de Pesquisa Imagem Midiática, tem relevância comunicacional e social, pois seus resultados se constituem como subsídios para a produção de publicidade social e podem gerar diretrizes para o redimensionamento de políticas públicas envolvendo a violência doméstica contra a mulher.Social advertising involving domestic violence against women is the subject of this research, which is guided by the question: how can social advertising about domestic violence against women arouse pity to the extent that it is effective in terms of reporting? To prove or disprove the hypothesis that social advertising about domestic violence does not contribute to inciting reporting, the broad objective is to understand how social advertising can incite reporting and, specifically, to explain strategies for analyzing social advertising and to ascertain the potential of selected advertising pieces to incite reporting. The methodology involves selecting a sample of interest with social advertising pieces on domestic violence against women, put into circulation by government agencies, from 2019 to 2023, and analyzing them by applying strategies derived from Boltanski's ideas, which deal with the politics of pity and suffering at a distance, which are as follows: a) presenting general and objective data about the unfortunate, in this case women victims of domestic violence; b) covering the plurality of situations of the unfortunate, which should be brought together both for their uniqueness and for what is common between them; c) presenting an image of bodies in suffering; d) not involving community figures but singularized figures, without falling into underqualification; e) making clear the suffering or risks that the complainant may face; f) arousing emotions and g) not focusing on people as responsible for the constitution of a community of supporters. Aspects of violence, approached from Chauí's perspective; women in Brazilian society, with Saffioti, as well as authors who deal with social advertising make up the theoretical foundation. Among the results, we highlight that three of the seven advertising pieces in the sample meet four or more of the seven strategies mentioned, which allows us to infer that less than half of the sample has the potential to arouse pity or contribute to denunciation. The research, which is linked to the Media area of concentration, the Analysis of Media Processes and Products line of research and the Media Image Research Group, is of communicational and social relevance, as its results constitute subsidies for the production of social advertising and can generate guidelines for the re-dimensioning of public policies involving domestic violence against women.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilViolência contra as mulheresViolência contra as mulheres - Campanhas publicitárias - Aspectos sociaisViolência familiarPublicidade - Aspectos sociaisPublicidade social sobre a violência doméstica contra a mulher: a denúncia em focoTeseCiências Sociais Aplicadas::Comunicação