Rovida, Mara FerreiraLucchesi, Jennifer SilvaLucchesi, Jennifer Silva2023-05-092023-05-092020https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/945A pesquisa propõe uma reflexão sobre Jornalismo e Espetáculo. A partir da pergunta Como o espetáculo se manifesta na produção noticiosa do jornal popular Super Notícia?, o objetivo geral da dissertação é o de reconhecer a presença e a representatividade do espetáculo nas manchetes de capa e nas notícias do dia do jornal popular Super Notícia a fim de se compreender a produção noticiosa do veículo em estudo. Para isso, delineiam-se os objetivos específicos de refletir sobre os conceitos de Jornalismo e de Espetáculo; identificar, a partir do Super Notícia, as características que o espetáculo assume na produção de um jornal popular na contemporaneidade, demonstrando se ele se manifesta pelo fait divers, pelo grotesco midiático, pelo empobrecimento da função mediadora/reflexiva do jornalismo e/ou de outra forma; verificar se as características do infotenimento presentes no jornalismo popular auxiliam na contextualização da informação ou aproximam-na da espetacularização no sentido debordiano; e, por fim, indicar os valores-notícia que mais se destacam no Super Notícia, comparando os valores-notícia tradicionais com os propostos por Roland Barthes no fait divers, assim como identificar quais são as fontes de informação que aparecem na produção noticiosa do jornal e suas formas de participação. Com o propósito de se alcançar os objetivos, adota-se a análise de conteúdo na perspectiva de Laurence Bardin (2004) como a metodologia desse estudo. O recorte da pesquisa contempla os conteúdos que se tornam manchetes de capa e os identificados, na página interna, como a “Notícia do Dia”. Entre os autores que embasam as discussões teóricas, destacam-se Jorge Pedro Sousa, Marialva Barbosa e Márcia Franz Amaral para a construção do jornalismo popular; Cremilda Medina contribui para se pensar a atividade jornalística em suas premissas, técnicas e potencialidades; Fábia Angélica Dejavite e Carlysângela Silva Falcão fundamentam o conceito de infotenimento; Roland Barthes oferece subsídios para o entendimento da estrutura do fait divers, enquanto Guy Debord é o autor chave para se compreender a espetacularização da informação. Os resultados da análise evidenciam a relação do espetáculo no Super Notícia com os elementos que não têm o propósito de contribuir para a compreensão política, econômica, social e cultural da realidade. Neste contexto em que se apresentam a personalização extrema dos fatos, a dramatização, a estrutura do fait divers bem como o predomínio de assuntos envolvendo conflitos sociais, elimina-se a possibilidade de diálogo entre o jornalista, o contexto social e o leitor. A relevância desse trabalho está em propiciar reflexões acerca da produção jornalística em um veículo popular.The research proposes a reflection on Journalism and Spectacle. From the question How does the spectacle manifest itself in the newsy production of the popular newspaper Super Notícia?, the general objective of the Master thesis is the recognition of the presence and the representativeness of the spectacle in the headlines and in the news of the day of the popular newspaper Super Notícia to understand the remarkable production of the vehicle under study. For this, the specific objectives of reflecting on the concepts of Journalism and Spectacle are defined; to identify, from the Super Notícia, the characteristics that the spectacle assumes in the production of a popular newspaper in contemporary times, demonstrating if it manifests itself by fait divers, by the grotesque media, by the impoverishment of the mediating/reflective function of journalism and/or other form; to verify if the infotainment characteristics present in popular journalism help to contextualize information or approach the spectacularization in the Debordian sense; and, finally, to indicate the news values that stand out most in the Super Notícia, comparing the traditional news values to those proposed by Roland Barthes in the fait divers, as well as identifying what are the sources of information that are displayed in the remarkable production of the newspaper and its forms of participation. In order to achieve the objectives, content analysis from the perspective of Laurence Bardin (2004) is adopted as the methodology of this study. The research snippet includes the contents that become headlines on the cover and those identified on the internal page as the “Notícias do Dia” (“News of the Day”). Among the authors that underlie the theoretical discussions, Jorge Pedro Sousa, Marialva Barbosa and Márcia Franz Amaral stand out for the construction of popular journalism; Cremilda Medina contributes to thinking about journalistic activity in its premises, techniques and potential; Fábia Angélica Dejavite and Carlysângela Silva Falcão support the concept of infotainment; Roland Barthes offers subsidies for understanding the structure of fait divers, while Guy Debord is the key author to understand the spectacularization of information. The results of the analysis show the relationship between the spectacle in Super Notícia and the elements that are not intended to contribute to the political, economic, social and cultural understanding of reality. In this context in which the extreme personalization of the facts, the dramatization, the structure of the fait divers as well as the predominance of subjects involving social conflicts are presented, the possibility of dialogue between the journalist, the social context and the reader is eliminated. The relevance of this work is to provide reflections about journalistic production in a popular vehicle.Jornalismo - Aspectos sociaisJornais brasileiros - Minas GeraisComunicação de massa - Aspectos sociaisJornalismo e espetáculo: uma análise das manchetes de capa e das notícias do dia do jornal popular Super NotíciaDissertação