Medrado, Hélio Iveson PassosMangini, Rosana Cathya RagazzoniMangini, Rosana Cathya Ragazzoni2023-05-092023-05-092010https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/492Esta dissertação tem por objetivo discutir a aplicação da justiça restaurativa nas instituições escolares. Os pressupostos norteadores deste estudo são a seguir delineados. Preliminarmente, destaque-se que violências devem ser consideradas a partir de múltiplos fatores, que guardam, entre si, complexas interrelações e que são produzidas em qualquer espaço e a qualquer tempo, não existindo uma relação direta entre locais e momentos em que se concretizam, assim, o protagonismo dessas ações vai além dos atores instituídos na escola, para incluir aqueles que a circundam. Desse modo, contextualização é fator primordial para esta análise, remetendo a um olhar interdisciplinar, capaz de romper com a fragmentação do conhecimento e das ações, para inserir a riqueza do pensamento dialético combinado com as possibilidades perceptivas de variadas especializações. A hipótese apresentada é de que se possa empregar a justiça restaurativa como método de pacificação das lides produzidas no contexto escolar. Metodologicamente utilizamos a produção científica que evidencia as privações afetivas e sociais. Com base em Winnicott, Foucault, Ariès, Bourdieu, Kafka, e outros, contextualizamos as relações sociais, sem privilegiar determinada linha de pensamento, com duplo propósito, de evitar posições herméticas e de promover o diálogo entre ideias, sentidos e saberes diversos. Os conceitos apresentados têm ênfase no modo como se dão as relações interpessoais e nos sistemas sociais que privilegiam estratégias retributivas ou restaurativas, problematizando o conceito de justiça e educação. A metodologia adotada valeu-se ainda de questionário, com o objetivo de perscrutar a percepção social acerca dos conceitos de justiça e de mediação e, também, da análise da música A Vingança, do grupo Face da Morte, para explicitar as privações. Depreende-se da pesquisa realizada, que “Justiça Restaurativa” é um conceito em construção e experiências, ainda embrionárias, realizadas nas instituições escolares, têm obtido resultados satisfatórios. Identificamos a gênese da maioria das iniciativas realizadas em parceria com o judiciário; entretanto, arriscamos dizer que isso é fruto da visão adversarial adotada e aceita pela sociedade. Estes dados, alinhados com as perspectivas apontadas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, nos fazem arriscar certezas provisórias de que o emprego das estratégias restaurativas para a solução de conflitos é factível nas instituições escolares.This thesis aims to discuss the application of restorative justice in schools. The assumptions guiding this study are outlined below. Preliminarily, one should stress that violence must be considered from multiple factors, which keep among themselves complex relationships and that are produced in any place and at any time, without a direct relationship between places and moments they happen. So, the role of these actions go beyond the established players in school, to include those who surround it. Thus, contextualization is main factor for this analysis, referring to an interdisciplinary perspective, capable of disrupting the fragmentation of knowledge and actions, to insert the richness of dialectical thinking combined with the perceptual possibilities of various specializations. The hypothesis presented is that one can employ restorative justice as a method of pacification of labors produced in the school context. Methodologically, we use the scientific production that points the affective and social deprivation. Based on Winnicott, Foucault, Ariès, Bourdieu, Kafka, and others, we contextualize the social relationships, without favoring a particular line of thought, with the dual purpose of avoiding closed positions and to promote the dialogue of ideas from different meanings and knowledge. The concepts presented have an emphasis on how the interpersonal relationships take place and on social systems which emphasize retributive or restorative strategies, questioning the concept of justice and education. The adopted methodology also used questionnaires, in order to probe the social perception of the concepts of justice and mediation, and also the analysis of the music “A Vingança”, by “Face da Morte” group, to explain the deprivations. We can conclude, from the survey performed, that "Restorative Justice" is a concept under development and experiences, still embryonic, performed at schools, have obtained satisfactory results. We identify the origin of most of the initiatives undertaken in partnership with the judiciary; however, we must say that this is the result of adversarial view adopted and accepted by society. These data, aligned with the perspectives outlined by the Graduate Program in Education at University of Sorocaba, makes us risk some provisional certainties that the use of restorative strategies for conflict resolution is feasible at schools.Violência na escolaConflito - AdministraçãoMediaçãoJustiça restaurativa no cotidiano escolar: uma alternativa para a solução de conflitosDissertação