Souza, Luciana Coutinho Pagliarini deSantos, Graziela Soares de ArrudaSantos, Graziela Soares de Arruda2024-06-112024-06-112011https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1483Esta pesquisa tem como objeto os livros didáticos de Língua Portuguesa, do 5º ano, do Ensino Fundamental, recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático do Ministério da Educação e Cultura. Nosso propósito é investigar como a relação entre palavra e imagem se estabelece nesse suporte, de forma a cumprir a prerrogativa dos Parâmetros Curriculares Nacionais na formação de leitores de múltiplas linguagens e verificar se é explorado, nestes livros, o potencial comunicativo que essa relação pode permitir. Nesse sentido, valemo-nos das reflexões teóricas sobre Comunicação e Imagem, com um breve histórico e reflexões sobre o espaço que a imagem ocupa no pensamento comunicacional, amparados por Gombrich, Durand e Miège. A relação semântica entre palavra e imagem fundamenta-se em Nöth. Ancorados ainda pela classificação das matrizes de linguagem visual e verbal de Santaella, por sua vez alicerçadas nas ideias de Charles Sanders Peirce, empreendemos as análises da relação entre palavra e imagem nos livros didáticos, buscando verificar qual dessas relações predomina: se redundância, dominância do texto ou da imagem, complementaridade ou se discrepância. Refletir sobre a relação palavra/imagem constitui a relevância desse trabalho que, por sua vez, pode despertar a atenção de profissionais da área da comunicação e da educação para o potencial comunicativo das representações visuais que se firmam com a presença da palavra.The object of the present research is the Portuguese course books for the 5th grade of the Brazilian Educational System, which are recommended by the National Course Book Program from the Ministry of Education. Our purpose is to investigate how the relationship between word and image is established in this medium in order to follow the indications of the National Curriculum Parameters for the formation of readers of multiple languages, as well as to question if the communicative potential of this relationship is explored in this context. Considering this, we take into consideration the theoretical reflections about Communication and Image, with a brief history and considerations of the place which the image takes in the communicational thought, inspired by Gombrich, Durand and Miège. The semantic relationship between word and image is guided by Nöth. Using the classification of the matrix of visual and verbal languages by Santaella, supported by the ideas of Charles Sanders Pierce, we make the analysis of the relationship between word and image in the selected course books to verify which of these relationships is predominant: redundancy, dominance, complementarity and discrepancy. Reflecting about the relationship word/image is the core relevance of this dissertation, what may attract the attention of professionals from both the communication and education areas for the communicative potential of the visual representations established with the presence of the word.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilComunicação visualLeituraSemiótica.A relação entre palavra e imagem que se descortina no livro didáticoDissertação