Souza, Luciana Coutinho Pagliarini deFonseca, Rita de Cássia Alexandre daFonseca, Rita de Cássia Alexandre da2023-05-092023-05-092017https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/788Esta pesquisa se faz na interface entre Comunicação e Educação. Do lado da Comunicação, vem a mídia impressa, o jornal; do lado da Educação, a temática, o professor do ensino básico. O objetivo geral é verificar como a mídia constrói a imagem do professor na sociedade contemporânea: trata-se de uma imagem que revela um profissional comprometido com a sua prática, merecedor do valor que sua missão lhe confere ou corrobora a visão maniqueísta e simplificada da complexa teia de sujeitos envolvidos no fazer docente contemporâneo, perpetuando o senso-comum acerca desse profissional? São objetivos específicos apreender os fatores e as formas com que o discurso jornalístico, via reportagens, contribui e/ou formata determinada imagem do professor reproduzida pela sociedade. O desenvolvimento da pesquisa tem como corpus a seleção de reportagens veiculadas no jornal “o Estado de S.Paulo”, no primeiro semestre de 2014, tendo como critérios de busca no acevo online do veículo, a palavra-chave professor. Ao material bruto gerado empregamos como critério de recorte as reportagens que retratavam o professor do ensino básico. Seguidamente procedemos um agrupamento das reportagens de acordo com a aderência ao tema retratado. De posse do corpus da pesquisa, empreendemos como gesto de interpretação as análises das reportagens, evidenciar os sujeitos, as sequências discursivas (SD) e os efeitos de sentidos suscitados pelas reportagens. Embasados pela Análise de Discurso (AD) e pelos elementos constitutivos da linguagem jornalística, evidenciamos os sujeitos, autores de seu discurso, ora singular, ora coletivo, bem como a posição-sujeito desses agentes norteados por ideologia especifica. Para o aporte teórico nos valemos principalmente da perspectiva da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, através dos autores Eni P. Orlandi (1988), Michel Pêcheux (1975) e Denise Maldidier (1994). Também contemplamos os aspectos gerais de comunicação, informação e linguagem jornalística que permeiam o assunto principal da pesquisa com base autores Marcondes Filho (1986), Clóvis Rossi (2000), Nelson Traquina (2005), Virgínia P. S. Fonseca e Wesley Lopes (2009), Marocco (2011) e Nilson Lage (2004). Sobre a imagem do professor na mídia nos ateremos aos estudos de Adilson Citelli (2012). Na historicidade desse sujeito temos Saviani (2009), Bittar e Ferreira Jr (2004, Marafon (2006), entre outros. Este trabalho nos possibilitou atestar o papel essencial do jornal na propagação de fatos de potencial interpretação da imagem do sujeito professor, em uma relação que se projeta – ora de forma linear, ora de forma vertical – jornal e sociedade direcionam às ações do sujeito/professor um olhar marcadamente vigilante por meio do qual se delineia, nas reportagens, a manutenção/potencialização do imaginário acerca do sujeito professor do Ensino Básico, pautado em uma visão maniqueísta e simplificada, substancialmente balizada pela constituição histórica desse imaginário. A relevância desse trabalho, se faz, de um lado, por propiciar conexões que podem contribuir para a construção de um novo olhar sobre o sujeito professor, tornado opaco pela historicidade, por outro lado, por evidenciar o binômio comunicação-educação à pertinência da linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos, na medida em que apresenta reflexões analíticas e apuradas sobre o discurso de um veículo de comunicação de preponderante atuação nacional.This research moves on the interface between communication and education. Beside Communication, comes the print media, the newspaper; Beside Education, the theme is the teacher of basic education. The general objective is to verify how the media constructs the image of the teacher in contemporary society: it is an image that reveals a professional committed to his practice, deserving of the value that his mission gives him or corroborates the Manichean and simplified vision of Complex web of subjects involved in making contemporary teachers, perpetuating common sense about this professional? Its specific objectives are to understand the factors and the ways in which the journalistic discourse, through reports, contributes and / or forms a certain image of the teacher reproduced by society. For the development of the research, we adopted the following methodological approach: the selection of the reports published in the newspaper "O Estado de S.Paulo" in the first semester of 2014, using the keyword "teacher". To the raw material generated, we used as a cut-off criterion the reports that portrayed the elementary school teacher. We then proceeded to group the reports in accordance with the theme portrayed. In the possession of the corpus of the research, we undertake as an interpretation gesture the analyses of the same, evidencing the subjects, the discursive formations (DF) and the effects of senses raised by the reports, among other elements. Based on the perspective of French Discourse Analysis (DA) through the authors Eni P. Orlandi (1988), Michel Pêcheux (1975) and Denise Maldidier (1994). The theoretical contribution to the general aspects of communication, information and journalistic language that permeates the main subject of the research is based on the authors Marcondes Filho (1986), Clóvis Rossi (2000), Nelson Traquina (2005), Virgínia PS Fonseca and Wesley Lopes (2009), Marocco (2011) and Nilson Lage (2004). Regarding the image of the teacher in the media, we will focus on the studies of Adilson Citelli (2012). In the historicity of this subject, we have Saviani (2009), Bittar and Ferreira Jr (2004), Marafon (2006), among others. This work enabled us to attest to the newspaper 's essential role in propagating facts of potential interpretation of the image of the subject teacher, in a relationship that is projected - now linearly and vertically - journal and society are directed to the actions of the subject / teacher A markedly vigilant look through which the reportage is characterized by the maintenance / enhancement of the imaginary about the teacher subject of Basic Education, based on a Manichean and simplified vision, substantially marked by the historical constitution of this imaginary. The relevance of this work is, on the one hand, to provide connections that can contribute to the construction of a new look on the subject teacher, made opaque by historicity, on the other hand, by highlighting the communication-education binomial to the pertinence of the line Of research on Processes and Media Products, insofar as it presents analytical and clear reflections on the discourse of a vehicle of communication of preponderant national performance.Comunicação de massa em educaçãoAnálise do discursoProfessores de ensino fundamentalO jornal O Estado de S. Paulo na construção do imaginário do professor de ensino básico sob o olhar da análise de discursoDissertação