Silva, Paulo Celso daPostali, ThifaniPostali, Thifani2023-05-092023-05-092010https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/487O trabalho investiga a musicalidade desenvolvida a partir do período escravocrata e o que as manifestações Blues e Hip Hop representam ao grupo que as idealizou, o afrodescendente. Desta forma, pretende apontar a semelhança entre as manifestações culturais, bem como defender que a utilização da música é uma forma dinâmica de comunicação entre os grupos observados. Partimos do pressuposto de que por serem proibidos, durante o sistema escravagista, de aprender códigos como a leitura e a escrita e que, após a libertação, de terem dificuldades para desenvolver tais habilidades – já que as sociedades encontravamse segregadas -, os africanos e seus descendentes encontraram na música um meio para praticar a comunicação. Assim, estudamos o Blues e o Hip Hop como manifestações específicas de grupo, cada qual realizada de acordo com as possibilidades oferecidas pelo período social em que foram desenvolvidas. O estudo também analisa os processos de tradução cultural, tendo como foco o Hip Hop brasileiro. Por se tratar de um trabalho que investiga os territórios norte-americano e brasileiro, o conteúdo se apóia nas contribuições da Escola de Chicago e da Folkcomunicação, além da Escola de Frankfurt que fornece considerações essenciais acerca das produções culturais padronizadas. Como base metodológica, optamos pelo referencial da Hermenêutica de Profundidade, propiciada por John B. Thompson, que sugere que a construção simbólica exige interpretação minuciosa, tendo como objetivo a reconstrução das condições sociais e históricas de produção, circulação e recepção das formas simbólicas. Para tanto, a pesquisa se respaldou na busca de referencial teórico, bibliográfico, discográfico, cinematográfico, periódico, pesquisa à internet, documentários televisivos e observações de eventos.The work investigates the musicality developed from the slavery period and what Blues and Hip Hop manifestations represent to the group that idealized them, the African descendants. So, it‟s intended to show the similarity between the cultural manifestations as well as to defend that the use of music is a dynamic form of communication between the studied groups. We assume that because they were deprived during the slavery system of learning codes like reading and writing and, after freedom, they had difficulties in developing such skills - since the societies were segregated - the Africans and their descendants found in the music a way to practice communication. Thus, we studied the Blues and Hip Hop as specific manifestations of group, each one performed according to the possibilities offered by the social period in which they were developed. The study also examines the processes of cultural translation, focusing on the Brazilian Hip Hop. Because it is a work that investigates the U.S. and Brazilians territories, the content relies on the contributions of the Chicago School and Folkcommunication, and the Frankfurt School that provides essential considerations about cultural production standard. As a methodological basis, we chose the reference of Depth Hermeneutics, fostered by John B. Thompson, who suggests that the symbolic construction requires detailed interpretation, aiming at the reconstruction of social and historical conditions of production, circulation and reception of symbolic forms. Therefore, the research was supported in the search for theoretical, bibliographic, discographic, cinematographic, periodic releases, searching on internet, and television documentary referential.Blues - Aspectos sociaisHip-hop (Cultura popular) - Aspectos sociaisComunicação de massaCultura popularPráticas culturais urbanas: estudo sobre o blues e o hip hop como cumunicações específicas de grupoDissertação