Rivero, Cléia Maria da LuzVendramini, Heloísa Gomes RibeiroVendramini, Heloísa Gomes Ribeiro2023-05-092023-05-092005https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/192Esta pesquisa tem como principal objetivo investigar a atual ascensão da noção de competência e a sua influência nas reformas curriculares da Educação Profissionalizante. Busca-se compreender como estão sendo estruturados e formulados os currículos organizados em função da noção de competência e como estes estão sendo assimilados no discurso docente e concretizados no cotidiano da escola. Para atingir estes objetivos, foi realizado um Estudo de Caso, na Unidade do Senac em Itapetininga, que havia formulado e implantado em suas unidades o Currículo por Competências. Em função da complexidade dos processos inerentes à implantação de qualquer proposta curricular, o currículo em questão é analisado em duas dimensões: na oficial, através da análise do texto da proposta; e na dimensão materializada da mesma “in locus”. A investigação do cotidiano da unidade tomou como referências a fala dos docentes e os significados construídos por eles frente à implantação deste currículo. Os dados levantados indicaram que o conceito de competência é tomado como principal fator de organização curricular, assumindo papel de destaque frente aos conteúdos a serem ensinados. No entanto, por ser uma noção plástica e polissêmica, não é compreendida pelos docentes, que acabam por relacioná-lo aos mais diversos conceitos. Nesse sentido, tanto o texto oficial da proposta, quanto o discurso dos docentes, hibridizam o discurso das competências com elementos de outras matrizes teóricas, explicitando uma dúvida conceitual. A análise do cotidiano da escola demonstra como pode ser dinâmico, complexo e permeado por ambigüidades o processo de mudança curricular. No caso da unidade investigada, observou-se que os docentes adotavam algumas ações prescritas pelo Currículo por Competências, rejeitavam outras e, principalmente, continuavam valorizando e priorizando iniciativas criadas e pensadas no próprio cotidiano escolar.This study aims to investigate the increase of the competence notion and its influence in the Professional Education curricula reform. It was researched the structure of the curricula according to competence notion and how they have been assimilated by the academics and incorporated in the school routine. In order to achieve these objectives, a study case was conducted at a Senac Unit, in Itapetininga, which has been formulated and implemented the competence curriculum in its units. Due to the complexity of the inherent processes to the implantation of any curricular proposal, the present curriculum is analyzed in two dimensions: in the official, through the proposal text analysis; and in its “in locus” materialized dimension. The investigation of the unit routine refers to the speech and the meanings constructed by them about this curriculum implantation. The obtained data indicated that the competence concept is taken as the main factor of the curriculum organization assuming distinction in relation to contents to be taught. Nevertheless, by being a polysemous and a plastic notion, it is not comprehended by the teachers, who relate it to the most various concepts. In this sense, both the proposal official text and the teachers´ discourse hybridize the competence discourse with elements of other theoretical matrix, explicating a conceptual doubt. The school routine analysis shows how the curriculum changing process can be dynamic, complex and permeated by ambiguity. In the case of the investigated unit, it was observed that teachers took some competence curriculum prescript actions, rejected others and, mainly, valued and prioritized initiatives, which were created and thoughts in the school routine itself.Ensino profissionalizante - CurrículosCurrículosNa busca de sentido e de significados para ensino baseado em competências: um estudo de caso no ensino profissionalizanteDissertação