Barreira, Luiz CarlosFaria, Moacir Alves deFaria, Moacir Alves de2023-05-092023-05-092009https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/437O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA: POLÍTICAS E PRÁTICAS ESCOLARES, propõe-se localizar e analisar o debate sobre a manutenção dos direitos adquiridos, das condições de trabalho e recuperação salarial do professorado público paulista presente na imprensa periódica especializada em educação, na primeira década do século XX. Quando as novas regulamentações a respeito do ensino começam a assombrar os professores, tirando-lhes os direitos que tinham garantido por lei, saem à luta em defesa daquelas garantias, exigindo leis que lhes fizessem sombras sob as quais pudessem se abrigar dos abusos dos legisladores. Procuramos evidenciar como esse grupo de profissionais se articulou, por meio dos artigos veiculados nos periódicos, tentando defender seus direitos. Impregnados pela ideia de que a educação era um instrumento para efetuar o progresso da República, gerou-se uma concepção da profissão docente como profissão elevada. Alegavam que o assunto relativo à legislação escolar, que para eles era também um assunto elevado, deveria ser discutido somente por quem dele entendesse. No intuito de determinar as questões acima, analisamos os discursos veiculados na imprensa periódica, sendo que elegemos a Revista de Ensino como nossa principal fonte. Para alcançarmos nosso objetivo cotejaremos os dados colhidos na Revista de Ensino com dados colhidos nos relatórios dos inspetores do ensino, nos Anuários do Ensino do Estado de São Paulo, de 1907-1908 a 1910-1911. Nosso recorte compreende o período entre 1902 até 1910, período em que o debate que pretendemos analisar aparece na Revista de Ensino. Nossa motivação se deve ao fato de entendermos que a pesquisa traria uma importante contribuição para a História e Historiografia do período ao evidenciar como se deu a luta destes profissionais em defesa de seus direitos adquiridos.The present work aims to analyze the debate related to the maintenance of the teachers’ acquired rights in the State of São Paulo, in the first decade of the 20th century, present in the specialized printed media. When the new teaching regulations begin to frighten teachers, taking away from them their acquired lawful rights, they start fighting on their own behalf, trying to guarantee that the law shades them, giving the needed protection to prevent legal abuses. This study attempts to show how that group of professionals articulated through specialized printed media while demanding that education, being a high leveled matter, be dealt with by educators, who could treat it as such. Analyzing the journal Revista de Ensino, published between 1902 and 1910, we seek to find evidences and understand that debate, believing this to be a contribution to the History of Education research.Professores - História - São Paulo (Estado)Educação - História - São Paulo (Estado)Educação - PeriódicosProfessores (des) assombrados: a luta pela manutenção dos direitos adquiridos, nos periódicos paulistas especializados em educação (1902-1910)Dissertação