Alpes, Matheus FrancoyBenavides, Deborah BuenoBenavides, Deborah BuenoSilva, Kelly Rafaela Ribeiro daSilva, Kelly Rafaela Ribeiro da2023-09-062023-09-062023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1196https://doi.org/10.22482/dspace/34O objetivo deste estudo foi investigar o processo de transição universidade-trabalho e o perfil profissional dos graduados em Fonoaudiologia de uma Universidade privada do estado de São Paulo, evidenciando os desafios durante a inserção no mercado de trabalho. A pesquisa faz parte de um estudo maior e foi autorizada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Foi realizada pela plataforma Google Forms e o convite aos participantes pelo e-mail institucional ou via WhatsApp. O questionário continha dez questões de múltipla escolha e uma questão aberta. Os dados foram tabulados em planilha do Microsoft Excel e analisados de forma quantitativa, adotando medidas de frequência simples para identificação das categorias de respostas para as questões fechadas. A questão aberta foi analisada pela análise de conteúdo proposta por Bardin. Participaram 12 fonoaudiólogos e os resultados permitiram elencar que houve predominância feminina (83,3%), com média de idade de 26,3 anos. A maioria ingressou no mercado de trabalho em menos de um mês (91,7%), em instituições privadas (91,7%), na área de linguagem (66,7%), com carga horária entre 20 e 40 horas e salário acima de cinco mil reais (54,5%). Além disso, foram evidenciados desafios neste processo como seleção no mercado de trabalho, funções além da clínica e na transição entre estudante e profissional. Estudos como estes são importantes para a identificação deste processo de transição, além de subsidiar medidas que podem auxiliar os novos profissionais nesta fase.The objective of this study was to investigate the university-work transition process and the professional profile of graduates in Speech Therapy from a private university in the state of São Paulo, highlighting the challenges during insertion in the job market.The research is part of a larger study and was authorized by the Research Ethics Committee (REC). It was carried out using the Google Forms platform and participants were invited by institutional mail or via WhatsApp. The questionnaire contained ten multiple-choice questions and one open question.The data were tabulated in a Microsoft Excel spreadsheet and analyzed quantitatively, adopting simple frequency measures to identify the response categories for the closed questions.The open question was analyzed using the content analysis proposed by Bardin. Twelve speech therapists participated and the results allowed listing that there was a female predominance (83.3%), with a mean age of 26.3 years. The majority entered the job market in less than a month (91.7%), in private institutions (91.7%), in the language area (66.7%), with a workload between 20 and 40 hours and salary above five thousand reais (54.5%). In addition, challenges were highlighted in this process, such as selection in the labor market, functions beyond the clinic and in the transition between student and professional. Studies like these are important for identifying this transition process, in addition to supporting measures that can help new professionals in this phase.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilFonoaudiologia - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCPerfil profissional de fonoaudiólogos graduados em uma universidade privada do estado de São PauloArtigo / TCC