Vendramini Zanella, Daniela AparecidaMoreno, Giovana GolobMoreno, Giovana Golob2025-02-172025-02-172024https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1827https://doi.org/10.22482/dspace/364Este artigo científico explora a compreensão da teoria sócio-histórico-cultural de Lev Vygotsky (1934) no desenvolvimento e na aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Fundamental II, com foco no brincar e suas regras. O objetivo geral é entender como as atividades do brincar e suas regras podem promover o desenvolvimento e a aprendizagem (Vygotsky, 1934), além de potencializar o processo criativo, compartilhando emoções e produzindo sentidos (Moran & John Steiner, 2003 apud Vendramini Zanella 2013, p. 39). Nesse processo, os alunos podem vir a desenvolver habilidades sociais, como a construção de sentidos com o outro. Com base em Vygotsky (1934), em Liberali (2009), e em VendraminiZanella e Delboni (2019, 2020, 2022), este trabalho estuda o brincar inserido em práticas educacionais. A metodologia empregada é a pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que o brincar, quando mediado por regras, contribuem para a aprendizagem da Língua Inglesa ao promover a interação social e o uso criativo da linguagem em um ambiente colaborativo.This scientific article aims at exploring the comprehension over the social, historic and cultural theory of Lev Vygotsky (1934) on the development and learning of English language during Middle School, focusing on playing and its rules. The general objective is to understand how playful activities and their rules may stimulate the absortion of learning (Vygotsky, 1934), thus enhance the creative process, sharing emotions and producing meaning (Moran & John Steiner, 2003 APUD Vendramini-Zanella, 2013, p. 39). Undergoing this process, students can develop sociao abilities, such as the construction of meanings with others. Based on Vygotsky (1934), Liberali (2009), and recent studies of Vendramini-Zanella and Delboni (2019, 2020, 2022), this paper aims at studying playful activities inserted in educational practices. Implemented methodology is the bibliographic research, and results suggest that playing, when mediated by rules and social interaction, contribute to the learning of English by fostering social interaction and the creative use of language in a collaborative environment.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilLetras - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCO desenvolvimento e a aprendizagem da língua inglesa por meio do brincar: uma perspectiva sócio-histórico-cultural no ensino fundamental IIArtigo / TCCLingüística, Letras e Artes::Letras