Reigota, MarcosCrisostomo, Maria Aparecida dos SantosCrisostomo, Maria Aparecida dos Santos2023-05-092023-05-092008https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/453Esta pesquisa investigou a condição de mulheres negras, docentes no ensino superior em universidades privadas da cidade de Sorocaba - São Paulo, no período de 2000 a 2007, através da análise das trajetórias e narrativas de vida, incluídas suas experiências com o trabalho na Educação Superior. Esse trabalho buscou articular as três dimensões do conhecimento: gênero, raça e educação que promovessem a inserção política e ética da mulher negra na Educação do Ensino Superior como docente. A análise dos dados permite afirmar que a condição da mulher negra como professora universitária é de exclusão nesse nível de ensino. Este é um momento oportuno para contarmos as histórias dessas quase invisíveis mulheres negras, professoras universitárias que conseguiram resistir e alçar outros vôos em direção à construção de novas identidades. Contar essas histórias é trazer à baila, trazer à tona uma realidade há muito silenciada. Não importa quanto tempo tenha passado, nós encontramos um caminho. Esta e uma forma de conhecermos essa realidade, problematizá-la, indagá-la. Um olhar atento sobre as trajetórias e narrativas das poucas mulheres negras, professoras universitárias da cidade de Sorocaba - São Paulo, desvela uma história de neo-rascismo brasileiro. À medida que a mulher negra se fizer mais presente na universidade em posições sociais e profissões em que antes não lhe era permitido, promoverá transformações nas expectativas da sociedade. A mudança dos espaços ocupados produz novas identidades a essas mulheres, identidades mais diversificadas e com novos modos de existência e representações capazes de humanidades mais plenas e sociedades plurais.This research investigated the black women condition as teachers in a private university of Sorocaba city in São Paulo, in the period of 2000 to 2007, through the analysis of their life trajectory and narrative of life, including their experience in teaching in the university. This work tried to articulate tree dimensions of the knowledge: gender, race and education that could promote the policy and ethics integration of black women in the college education as a teacher. The data analysis suggests that the condition of the black women as college teacher is an exclusion condition in this teaching level. This is an opportune time to tell the stories of these nearly invisible black women, college teachers who have managed to resist and go for the construction of new identities. Telling these stories is to reveal a silenced reality for a long time. No matter how much time has passed we found a way. This is a way to know this reality, discussing it. A watchful eye in the trajectory and narrative of life of the few women university teachers of the city of Sorocaba reveals a story of neo-brazilian racism. The more the black women are present in the university, occupying positions that were denied before; she will promote changes in the expectations of society. The changes in the professional positions now occupied by this women produce new identities to them, more diversified identities with new modes of existence and representations able to produce fully humanities and plural societies.Professoras negras - Condições sociais - Sorocaba (SP)Professoras universitárias - Condições sociais - Sorocaba (SP)Discriminação racial - BrasilMulheres na educaçãoMulher negra: trajetórias e narrativas da docência universitária em Sorocaba-São PauloDissertação