Medrado, Hélio Iveson PassosCamargo, Gilberto José deCamargo, Gilberto José de2023-05-092023-05-092013https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/623O tema violência sempre esteve presente na história da humanidade, no ambiente escolar vem ganhando evidência como um problema a ser enfrentado por educadores. São comuns relatos e imagens de atos violentos praticados por alunos, funcionários e até professores no ambiente da escola divulgados pela mídia televisiva e impressa, que de modo geral apresentam representações unilaterais dessa violência, sem a devida análise das relações de poder e força existentes na escola e na sociedade. Tais representações podem gerar crenças e modos de agir sobre as violências na escola. Utilizando da teoria das representações sociais, essa dissertação teve como objetivo identificar representações sobre violência escolar em alunos de pós-graduação stricto-sensu. A maioria dos professores pesquisados são de diferentes áreas e atuam em instituições escolares. Para coleta de dados foi elaborado um questionário contendo uma planilha distribuída em dois módulos, o primeiro com dados pessoais, como, idade, gênero, profissão, local de trabalho, período de vínculo com esse trabalho, a fim de fornecer um perfil das pessoas pesquisadas. O segundo módulo contém três questões especificas sobre representações de violência. Os resultados apontaram a representação social de violência escolar dividida em três grupos: O primeiro ligado a imagem, principalmente de violência física. Outra representação foi associada a violência influenciada pelo meio social. Uma terceira representação que associou palavras ligadas ao desrespeito, agressão e intolerância. As representações sociais identificadas na amostra pesquisada expressam uma maneira individualizada e ainda influenciada por representações divulgadas pela mídia, o que ressalta a necessidade de discussões que incluam estudos da estrutura social/escolar como forma de compreender as violências inseridas no contexto escolar.Violence is a theme that has always been present in the history of humanity, in the academic environment, it has been gaining evidence as a problem to be dealt with by educators. Reports and images concerning acts of violence committed by students. employees, and even teachers in the school environment are commonly publicized by the printed and televised media, which, in general, present unilateral representations of this violence, without the due analysis of the power relations and the existing forces found in the schools and society. Such representations may generate believes and behavioral patterns concerning the violence found in schools. Using the theory of social representations, this thesis aimed to identify representations about school violence among students in stricto-sensu postgraduate. Most of the teachers surveyed are from different areas and schools. For data gathering, a questionnaire containing a worksheet, distributed in two modules was developed, the first with personal data such as age, gender, occupation, place of work, time of bond with this work, in order to provide a profile of the people survered. The second module contains three specific questions about representations of violence. The results indicated the social representation of school violence divided into three groups: The first one attached to the image, especially physical violence. Another representation was associated with violence influenced by the social environment. A third representation associated to words related to disrespect, aggression and intolerance. The social representations identified in the sample surveyed express an individualized way, and still influenced by representations spread by the media, which highlights the need for debates that include studies about the social/school structure, as a way to understand the violence embedded in the school context.Violência na escolaRepresentações sociaisRepresentações de violência escolar: um estudo com alunos de pós-graduação em educaçãoDissertação