Almeida, Jane Soares deAlmeida, Adriana Ricardo da MotaAlmeida, Adriana Ricardo da Mota2023-05-092023-05-092015https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/708Esta Tese de Doutorado tem o propósito de realizar a interpretação histórica e compreender o processo de instalação e organização da Escola Normal Livre Municipal de Sorocaba no período compreendido entre a sua criação e extinção, respectivamente 1929 a 1967. O foco da pesquisa é a análise do ensino normal nessa instituição, investigando os campos da história da educação, das instituições escolares e cultura(s) escolar(es), considerando as seguintes categorias: origem, arquitetura predial, fontes históricas documentais, tempos, espaços e os sujeitos presentes na trama que organizou a instituição. A Escola Normal Livre de Sorocaba, laica, emergiu num momento de forte tensão sociopolítica entre duas facções do Partido Republicano Paulista e foi mantida pela prefeitura municipal, daí o adjetivo contraditório “livre”, já que era subordinada ao Estado. A equiparação às oficiais estaduais ocorreu somente vinte e cinco anos após a sua criação. Emergiu na condição de “anexa” ao Ginásio Municipal pela Lei Nº 209, de 16 de janeiro de 1929. Em 1931 criou-se a Escola de Aplicação anexa à Escola Normal Livre, a qual funcionou no mesmo prédio. Instituição escolar marco do ensino secundário de humanidades em Sorocaba, formou os primeiros professores primários na cidade e cerca de mil professores durante os trinta e oito anos de história. O papel social da Escola Normal Livre de Sorocaba foi formar professores primários para atuarem nos grupos escolares de Sorocaba e cidades da região, além das escolas rurais e ou isoladas. Apesar dos imensuráveis percalços e resistências por conta dos dispositivos escolares de controle que contribuíram para identificar as características de cultura(s) escolar(es) singular(es), podemos afirmar que a mesma cumpriu seu papel, face ao reconhecimento histórico e social que perdura até os dias atuais.This Doctoral Thesis aims to realize the historical reinterpretation and understand the installation process and organization of the Normal School Free Sorocaba City in the period between its creation and extinction, respectively 1929 to 1967. The focus of the research is the analysis of normal education at this institution, investigating the fields of history of education, educational institutions and school culture, considering the following categories: Source, building architecture, documentary historical sources, times, spaces and subjects present in the plot that organized the institution. The Free Normal School of Sorocaba, laic, emerged at a time of strong socio-political tension between two factions of the Republican Party of São Paulo and was maintained by the municipal government, hence the contradictory adjective "free", since it was subordinate to the state. The equation to state officials occurred only twenty-five years after its creation, provided that "attached" to the Municipal Gymnasium by Law No. 209 of 16 January 1929. In 1931 was created the Application School attached to the Normal School free, which worked in the same building. School institution framework of secondary education in humanities in Sorocaba, formed the first primary school teachers on city, and about one thousand teachers during the thirty-eight years of history. The social role of the Normal School Free Sorocaba was to form primary school teachers to work in school groups of Sorocaba and cities in the region, in addition to schools and rural or isolated. Despite the immeasurable setbacks and resistance because of school control devices that helped to identify the characteristics of culture (s) school (s) individual (s), we can say that it has fulfilled its role, given the historical and social recognition that endures to the present day.Educação - História - Sorocaba (SP)Escolas públicas - História - Sorocaba (SP)Entre o monumento idealizado e o realizado: a Escola Normal Livre Municipal de Sorocaba (1929 a 1967)Tese