Silva, Paulo Celso daLeite, Gisele da SilvaLeite, Gisele da Silva2025-04-232025-04-232024https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1870https://doi.org/10.22482/dspace/402Esta pesquisa integra as áreas de comunicação e museologia, com o objetivo de analisar as estratégias comunicacionais adotadas por museus por meio de mídias digitais durante o período em que as visitas presenciais foram suspensas, especificamente no contexto da pandemia de Covid-19 em 2020. O estudo investiga como essas estratégias foram desenvolvidas e implementadas, as condições de produção e o papel mediador dos museus em relação ao cotidiano do público durante o isolamento social. O referencial teórico baseia-se em autores nas áreas de comunicação, como Correa, Ferrari, Kunsch, Marchiori e Martino, e na museologia, como Castro, Cury e Roque. A pesquisa foca nas abordagens conceituais relacionadas às estratégias de comunicação do Museu de Arte Sacra de São Paulo e à utilização de mídias digitais nesse período. A análise documental foi a metodologia adotada, utiliza como fontes os relatórios do Museu de Arte Sacra de São Paulo, disponíveis em seu site. As plataformas estudadas incluem redes sociais, como Facebook e Instagram, além de plataformas digitais, como YouTube e Google Arts & Culture. A linha de pesquisa dedica-se à investigação das práticas socioculturais por meio da análise das mídias e das metodologias associadas. Os principais focos de estudo incluem a influência dos produtos midiáticos na socialização e na cultura e nas formas sociais.This research integrates the fields of communication and museology, with the aim of analyzing the communication strategies adopted by museums through digital media during the period when in-person visits were suspended, specifically in the context of the Covid-19 pandemic in 2020. The study investigates how these strategies were developed and implemented, considering the production conditions and the mediating role of museums in relation to the public's daily life during social isolation. The theoretical framework is based on renowned authors in the fields of communication, such as Correa, Ferrari, Kunsch, Marchiori, and Martino, and in museology, such as Castro, Cury, and Roque. The research focuses on the conceptual approaches related to the communication strategies of the Museum of Sacred Art of São Paulo and the use of digital media during this period. Document analysis was the methodology adopted, using reports from the Museum of Sacred Art of São Paulo available on its website as sources. The platforms studied include social networks such as Facebook and Instagram, as well as digital platforms like YouTube and Google Arts & Culture. The research line is dedicated to investigating sociocultural practices through the analysis of media and associated methodologies. The main areas of focus include the influence of media products on socialization and culture, social forms, and emerging forms of sociability derived from communicative practices, both in urban contexts and in institutions.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilMuseu de Arte Sacra de São PauloComunicação em museus - São Paulo (Estado)Museus - Aspectos sociais - São Paulo (Estado)Comunicação digitaisMídias digitais - Aspectos digitaisMuseu de arte sacra de São Paulo: estratégias de comunicação organizacional em tempos de restriçãoDissertaçãoCiências Sociais Aplicadas::Comunicação