Nista-Piccolo, Vilma LeníVígari, Michele Padilla PedrosoVígari, Michele Padilla Pedroso2023-05-092023-05-092016https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/793Nesta dissertação de Mestrado, estudou-se a influência das práticas docentes ocorridas no cotidiano escolar, na aquisição da autonomia das crianças de 2 a 4 anos. No ambiente dessa faixa de idade, foi realizada uma pesquisa em um Centro de Educação Infantil da cidade de Sorocaba com o objetivo de compreender até que ponto a atuação do professor e as atividades desenvolvidas por ele em aulas podem ser favoráveis, ou não, à conquista da autonomia. São as possibilidades de interações que a criança tem na escola que lhe permitem adquirir independência em suas atitudes com outros. Ter autonomia é poder fazer escolhas, consciente dos seus atos. Na infância, relaciona-se à independência ao fazer suas higienes, tomar conta de suas próprias coisas e conhecer as regras para poder decidir como agir. As práticas pedagógicas oferecidas pelo professor podem, ou não, auxiliar nas decisões que a criança opta em diferentes situações do cotidiano escolar. Para atingir os objetivos propostos foram feitas observações e entrevistas com professores in loco no decorrer de suas aulas no Centro de Educação Infantil. Respeitando ao critério de saturação, este trabalho se pautou numa abordagem qualitativa, do tipo descritivo, interpretando os fenômenos ocorridos, registrados em anotações feitas diretamente pelo pesquisador, e as respostas dadas às perguntas realizadas nas entrevistas semiestruturadas. A interpretação dos dados fundamentou-se na Análise de Conteúdo, baseando-se na descrição das informações, na redução em Unidades de Registros agrupadas em Unidades de Contexto e transformadas em categorias de análise. Os resultados apontaram diversas situações que pouco colaboram com a construção da autonomia, tais como:intervenções docentes que antecedem às decisões das crianças; atitudes dos professores que impedem a própria criança de encontrar soluções aos problemas; s alas com muitos alunos, aumentando as tarefas dos professores e impedindo que estejam atentos a cada criança; e desenvolvimento de atividades que pouco promovem o fazer por si mesmo. Embora os estudos teóricos declarem inúmeras possibilidades de o cotidiano escolar infantil incentivar a independência da criança, observa-se que diversas oportunidades não são aproveitadas nas práticas pedagógicas dos docentes.In this Master's thesis, the influence of the teaching practices occurred in the school daily life, in the acquisition of the autonomy of the children from 2 to 4 years was studied. In the environment of this age range, a research was carried out in a Center for Early Childhood Education in the city of Sorocaba, in order to understand the extent to which the teacher's activities and the activities developed by him in classes may be favorable or not to the achievement Of autonomy. They are the possibilities of interactions that the child has in the school that allow him to acquire independence in his attitudes with others. To have autonomy is to be able to make choices, conscious of your actions. As a child, it is related to independence by doing its hygiene, taking care of its own things, and knowing the rules in order to decide how to act. The pedagogical practices offered by the teacher may or may not help in the decisions that the child chooses in different situations of the school routine. In order to reach the proposed objectives, observations and interviews were made with teachers in loco during their classes in the Early Childhood Education Center. Respecting the saturation criterion, this work was based on a qualitative approach, of the descriptive type, interpreting the phenomena occurred, registered in notes made directly by the researcher, and the answers given to the questions asked in the semi-structured interviews. The interpretation of the data was based on Content Analysis, based on the description of the information, on the reduction in Records Units grouped in Context Units and transformed into categories of analysis. The results pointed out several situations that do not collaborate with the acquisition of autonomy, such as: teacher interventions that precede the decisions of the children; Attitudes of teachers that prevent the child from finding solutions to problems; Rooms with many students, increasing the tasks of teachers and preventing them from being attentive to each child; And development of activities that promote little by itself. Although theoretical studies declare innumerable possibilities for children's daily schooling to encourage the child's independence, it is observed that several opportunities are not used in teachers' pedagogical practices.Educação de criançasAutonomia em criançasA construção da autonomia no cotidiano da educação infantilDissertação